As aulas de
psicologia tem sido muito criativas. Dramatizar os conceitos estudados é, ao
mesmo tempo, divertido e esclarecedor. Nos primeiros trabalhos, Freud dividiu a
vida mental em duas partes: Consciente e
inconsciente. A porção consciente, seria como a porção visível do iceberg, pequena e insignificante, preservando apenas uma visão superficial da
personalidade. A imensa e poderosa
porção do INCONSCIENTE, seria como a parte submersa do iceberg, conteria os instintos
(forças propulsoras de todo o comportamento humano).

Depois, Freud reavaliou essa distinção simples, entre
consciente e inconsciente e criou os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO. O ID é o
reservatório da nossa energia psíquica e da libido. Irracional, prefere o
prazer alheio à realidade e à moral. O SUPEREGO é a interiorização da
autoridade dos pais. É constituido de regras e ideais morais. Procura através
do EGO, controlar o ID. Aspira a perfeição moral. O EGO é o representante da
moralidade e do mundo externo. Deriva do ID e procura dentro do possível
satisfazer seus impulsos. Também procura satisfazer as exigencias morais do
SUPEREGO. Conseguir o equilíbrio entre essas duas forças contrárias é uma
tarefa árdua para o EGO. O esquema
abaixo resume bem os conceitos que aprendemos.
“Nunca
tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.”
Sigmund Freud
Nenhum comentário:
Postar um comentário