Pesquisando sobre a diferença
entre ver e olhar, encontrei o texto Aprender a Pensar é Descobrir o Olhar, da
filósofa Márcia Tiburi. As duas palavras são sinônimos. Ver quer dizer olhar e olhar quer dizer ver. Na realidade não é bem assim. Ver é diferente de
olhar. O sentido da visão nos permite ver, mas é nossa alma que nos permite
olhar. Para ver basta abrir os olhos. Para olhar há que se abrir a mente e o
coração.
Existe uma diferença de tempo
fundamental entre o ver e o olhar. Ver é instantâneo, pode ser feito de forma
rápida. Olhar é lentidão e precisa de mais tempo para reflexão. Ver é óbvio e
revelado assim que se vê. Olhar é descobrir o que está oculto. Requer percepção,
dedicação e contemplação. O olhar é uma extensão do ver mesmo não sendo:
“Paul
Valéry disse que uma obra de arte deveria nos ensinar que não vimos aquilo que
vemos. Que ver é não ver. Dirá Lacan: ver é perder. Perder algo do objeto, algo
do que contemplamos, por que jamais podemos contemplar o todo. O que se mostra
só se mostra por que não o vemos. Neste processo está implicado o que podemos
chamar o silêncio da visão: abrimo-nos à experiência do olhar no momento em que
o objeto nos impede de ver. Uma obra de arte não nos deixa ver. Ela nos faz
pensar. Então, olhamos para ela e vemos”. (Márcia Tibury)
http://www.marciatiburi.com.br/textos/aprender.htm
http://www.marciatiburi.com.br/textos/aprender.htm
No
nosso dia a dia como educadoras observar as crianças é fundamental. É através
desta observação que nascem os projetos e nossas intenções. É com esse ver e
olhar que poderemos compreender seus interesses. Observar com atenção, para
além daquilo que todos podem ver,requer tempo,interesse, reflexão, contemplação,
curiosidade, busca, pesquisa...
Precisamos estar atentos neste ato de observar
as crianças. Precisamos saber o que queremos ao olhar e vê-las. Queremos apenas
registrar o estamos vendo ou queremos participar daquilo que vemos? Para educar é preciso
transformar. Para transformar é preciso observar. Há que se ter humildade para
silenciar e observar ao invés de falar e ditar. Não é fácil para quem ensina dar um passo atrás e parar para poder avançar mas é contemplanto as crianças que poderemos aprender com elas. Ver e olhar é descobrir como pensam as crianças. Precisamos aprender a olhar.
“Por isso quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal. Tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, um ninho de guaxo, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, o zinir das cigarras, o coaxar dos sapos, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.” (Rubem Alves)
http://pt.slideshare.net/joserosafilho/pedagogia-do-olhar-rubem-alves
“Por isso quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal. Tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, um ninho de guaxo, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, o zinir das cigarras, o coaxar dos sapos, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.” (Rubem Alves)
http://pt.slideshare.net/joserosafilho/pedagogia-do-olhar-rubem-alves
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