Ensinar a ler o mundo é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares e os símbolos dos mapas, conseguindo identificar as paisagens e os fenômenos cartografados e atribuir sentido ao que está escrito. Entender mapas não é uma tarefa fácil para as crianças. O mapa é uma representação do espaço e exige uma capacidade muito grande de abstração.
Uma das situações ideais para o estudo da Geografia é a leitura de paisagens, como os arredores da escola. As crianças têm que ser mapeadores do que está a sua volta para depois entender o que é a Cartografia. Um mapa é antes de tudo um desenho e o desenho da criança pode ser o começo para o aprendizado da cartografia. Crianças que desenham desenvolvem referências e orientação espacial. Desenhar é fundamental para que a criança possa aprender noções de localização, proporção, perspectiva e simbologia. Ao desenhar a criança representa seu modo de pensar o espaço.
Recentemente a turma do Jardim B começou a se interessar por mapas. A história da Chapeuzinho Vermelho foi desencadeadora dos primeiros mapas da turma. As crianças depois de ouvirem a história, falaram sobre os personagens, características dos lugares onde cada personagem vive, paisagens desses lugares, casas dos personagens e é claro o caminho percorrido pela Chapeuzinho e suas opções de escolha para chegar até a casa da avó. A partir daí, já surgiram novas ideias e desafios para mapear o espaço da escola, o caminho de casa até a escola, o caminho de casa até a casa da avó...
De acordo com Castrogiovanni(2006):
Referências:
DOIN DE AlMEIDA, Angela. Do Desenho ao Mapa:Indicação Cartográfica na Escola. Ed. Contexto.
PASSINE, Elza e DOIN DE ALMEIDA, Angela: O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. Ed. Contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário