domingo, 22 de maio de 2016

A Pergunta e o Conhecimento


A pergunta é o ponto de partida para o conhecimento. Por isso, perguntar, questionar e duvidar é tão importante. Perguntar abre uma ponte para o diálogo, para a discussão e para o entendimento. Perguntar provoca novas inquietudes, novos questionamentos. Gera conclusões, percepções, ideias, conhecimento. Na educação infantil os projetos nascem do interesse e das curiosidades das crianças, ou deveriam. Quando um projeto é feito sem que se aperceba da curiosidade e dos interesses dos pequenos, ele simplesmente não acontece. Ou naufraga por si só, as crianças perdem o interesse rapidamente, ou naufraga lentamente. É preciso sempre lembrar que como a criança é um ser vivo e transformador, o projeto também deve sofrer transformações. Pode e deve ser modificado ao longo do percurso. Não é algo estático, vive em constante movimento.
Perguntar e esclarecer dúvidas faz parte do processo de aprendizagem, mas perguntar não é tão fácil. Nem todas as crianças se sentem a vontade para fazer perguntas. Porque são tímidas, porque sentem vergonha e sofrem pressão por parte dos colegas, porque o professor não permite. Não tendo a liberdade para perguntar, muitas crianças simplesmente não perguntam.  No ensino fundamental começam a ocorrer serias dificuldades, porque a medida que a criança deixa de esclarecer suas dúvidas e entender o conteúdo das aulas dadas, ela acumula dificuldades de aprendizagem. Isso vale para todas as disciplinas. O silêncio sai caro para a aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário