A pergunta é o ponto de partida para o
conhecimento. Por isso, perguntar, questionar e duvidar é tão importante.
Perguntar abre uma ponte para o diálogo, para a discussão e para o
entendimento. Perguntar provoca novas inquietudes, novos questionamentos. Gera conclusões,
percepções, ideias, conhecimento. Na educação infantil os projetos nascem do
interesse e das curiosidades das crianças, ou deveriam. Quando um projeto é
feito sem que se aperceba da curiosidade e dos interesses dos pequenos, ele
simplesmente não acontece. Ou naufraga por si só, as crianças perdem o
interesse rapidamente, ou naufraga lentamente. É preciso sempre lembrar que
como a criança é um ser vivo e transformador, o projeto também deve sofrer
transformações. Pode e deve ser modificado ao longo do percurso. Não é algo
estático, vive em constante movimento.
Perguntar e esclarecer dúvidas faz
parte do processo de aprendizagem, mas perguntar não é tão fácil. Nem todas as
crianças se sentem a vontade para fazer perguntas. Porque são tímidas, porque
sentem vergonha e sofrem pressão por parte dos colegas, porque o professor não
permite. Não tendo a liberdade para perguntar, muitas crianças simplesmente não
perguntam. No ensino fundamental começam a ocorrer serias dificuldades,
porque a medida que a criança deixa de esclarecer suas dúvidas e entender o
conteúdo das aulas dadas, ela acumula dificuldades de aprendizagem. Isso vale
para todas as disciplinas. O silêncio sai caro para a aprendizagem.
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