domingo, 27 de março de 2016

De coração e mente aberta

       Escrever é um exercício que exige leitura e estudos. É também uma tarefa que requer coragem para expressar nossas próprias ideias. Reescrever é mais complicado, porque exige autocrítica e reflexão sobre uma ideia que depois de concluída, precisa ser reconstruída. É preciso ter humildade para reescrever. Comentar a escrita de outros autores é algo ainda mais difícil. Se pensarmos que o que está escrito parte da visão, da lógica e do pensamento de quem assim escreveu, parece ser inviável que outro julgue aquilo que é estritamente pessoal: O modo de ver e pensar sobre as coisas. Então... Como escrever sobre pensamentos e formas de entender das colegas sobre nossos aprendizados e práticas diárias? Como sugerir sem criticar o que o outro escreveu?
       Este é mais um exercício de aprendizagem que teremos de aprender no PEAD: Exercitar não apenas nossa escrita e aprendizagem, mas exercitar nosso olhar e nossa fala sobre a escrita e a forma de ver do outro. Exercitar o "compreender" a fala do outro e quando for possível auxiliar sem ser invasivo. Ler, reler, escrever, reescrever, ver, rever, pensar, repensar, aprender, reaprender... Não é fácil. E quem disse que seria? Mas não é para isso que estamos aqui? Para compartilhar nossas aprendizagens e atingir nossos objetivos? Vamos aprender, sem medo de errar e de reaprender com nossos erros. Como as crianças fazem quando aprendem uma nova brincadeira, um novo jogo, uma nova regra... De coração e mente aberta.


Para Weston (2009), argumentar é "[...] apresentar um conjunto de razões ou provas que fundamentam uma conclusão." Para o autor, podem existir argumentos frágeis e alguns outros mais consistentes. Nesse sentido construir argumentos é um meio de investigação, de explicar e defender uma ideia. Por isso perguntamos: sobre que conteúdo(s) você quer postar? Como pretende argumentá-lo? A construção da ideia, do conteúdo a ser argumentado é antes de tudo perguntar:  O que você quer provar? Qual é a sua conclusão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário