domingo, 18 de dezembro de 2016

Sobre Perguntas e Respostas

Na interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais fomos levadas pensar sobre a curiosidade das crianças em relação aos fenômenos naturais e sua capacidade para encontrar soluções para as próprias dúvidas e questionamentos. Para exercitar a dimensão disto e refletir sobre essa questão, cada uma de nós publicou uma experiência com essa proposta no fórum inventário de perguntas das crianças. 
Brincando de desenhar dinossauros com a luz do sol as crianças do jardim A fizeram perguntas interessantes:
“Prof.  Kátia , que legal! Isso é um truque?”(Marina)
“Tu acha que isso é um truque?”
“Sei lá... Eu acho que é o sol que tá fazendo a sombra.”(Marina)
“Então tu acha que a luz do sol faz a sombra?”
Porque eu boto onde não tem o sol e daí não aparece nada.”(Marina)
“Mas quando a prof.  fez o teatro de Luz e Sombra não tinha sol. A gente tava no escuro. Como é que pode isso me explica?”(Miguel)
“O que tu acha que aconteceu?”
“Prof. lá não tinha sol mas tinha luz da lanterna prof. como se fosse o sol né?”(Miguel)

A criança é uma pesquisadora nata. Está no mundo ávida para descobrir as coisas do mundo. Nosso papel como professores não é saber tudo, nem ter todas as respostas. Nossa função é estimular essa curiosidade e a busca de respostas. As crianças são capazes de encontrar respostas, formular hipóteses e encontrar soluções. Isso não elimina nossa obrigação de estarmos sempre atentos aquilo que ensinamos, mas nos torna cientes de que não é necessário responder tudo. O mais importante é a pergunta e as buscas pelas respostas. A pergunta é o ponto de partida para o conhecimento. Por isso, perguntar, questionar e duvidar é tão importante. Perguntar abre uma ponte para o diálogo, para a discussão e para o entendimento. Perguntar provoca novas inquietudes, novos questionamentos. Gera conclusões, percepções, ideias, conhecimento.






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