Neste semestre, fomos desafiados em todas as
interdisciplinas a refletir mais profundamente sobre nossas aprendizagens e
sobre nosso pensar e fazer pedagógicos. Elaboramos definições de conceitos que
costuraram nossas reflexões e na elaboração desses conceitos, que permearam
todas as interdisciplinas, nos conteúdos e nas atividades propostas,
descobrimos um elo mais sólido entre a teoria e a prática, entre aquilo que
aprendemos no PEAD e o que fazemos e queremos fazer em sala de aula e na escola.
Na interdisciplina de Seminário Integrador, o exercício da reflexão constante sobre do ser professor reflexivo nos levou a aprofundar nossa escrita no blog através do olhar sobre a escrita do outro e com o olhar do outro sobre a nossa escrita.
Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, elaboramos reflexões importantes sobre a vida adulta através de diferentes abordagens sobre o ser adulto com todas as dificuldades e possibilidades.
Na interdisciplina de Pedagógico em Ação traçamos conceitos sobre as diferentes formas de projetar e compartilhando os Projetos de Aprendizagem que realizamos em nossas escolas, aprendemos a cada meta, a conceituar, estruturar, elaborar, planejar e analisar projetos, aprendendo tanto com nossos acertos, quanto com nossos erros.
Na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental a democracia na escola foi tema constante de aprendizagens. Aprendemos que escola não é produto, escola é construção, só pode ser construída com participação e o fazer coletivo; Discutimos sobre a LDBEN e os perigos do retrocesso na educação.
Na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação fomos provocados a uma profunda reflexão e inquietação sobre o que vem a ser de fato uma Gestão Democrática com a definição de conceitos que foram ganhando a dimensão não apenas daquilo que é, mas daquilo que pode e deve ser.