O processo avaliativo é escuta, percepção e
construção. Nós não avaliamos a criança para medir numericamente o que ela
aprendeu ou sabe, limitando sua aprendizagem em uma medição restrita, tão pouco
avaliamos a criança para comparar seu saber ao de outra criança, definindo
assim, o saber ideal para a criança. A avaliação na educação infantil é uma reflexão
profunda, um modo de escuta. É a percepção do aluno e sobre o aluno que nos faz
perceber nós mesmos e nossa prática. A avaliação do aluno contém a auto
avaliação do professor. O planejamento já é uma avaliação. A avaliação traz em si o que é e o que pode
ser para o professor, para o aluno e para a escola.
Para o professor: É subsídio para reflexão da prática, autoavaliação, revisão de processo e porta para novos instrumentos de planejamento e percurso.
Para o aluno: É instrumento de registro de aprendizagem, conquistas, dificuldades e possibilidades.
Para a escola: É a possibilidade de definir prioridades e localizar aspectos nas ações educativas que demandam mudanças e de repensar o papel dos educadores e a função da escola.
A fala da professora Jussara Hoffman no vídeo Educação Infantil, traduz a essência do processo avaliativo na Educação Infantil: " A avaliação é um ato constante."
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=A74gphe1nT4&t=19s
Para o professor: É subsídio para reflexão da prática, autoavaliação, revisão de processo e porta para novos instrumentos de planejamento e percurso.
Para o aluno: É instrumento de registro de aprendizagem, conquistas, dificuldades e possibilidades.
Para a escola: É a possibilidade de definir prioridades e localizar aspectos nas ações educativas que demandam mudanças e de repensar o papel dos educadores e a função da escola.
A fala da professora Jussara Hoffman no vídeo Educação Infantil, traduz a essência do processo avaliativo na Educação Infantil: " A avaliação é um ato constante."
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=A74gphe1nT4&t=19s
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