domingo, 9 de julho de 2017

A avaliação como processo


O processo avaliativo é escuta, percepção e construção. Nós não avaliamos a criança para medir numericamente o que ela aprendeu ou sabe, limitando sua aprendizagem em uma medição restrita, tão pouco avaliamos a criança para comparar seu saber ao de outra criança, definindo assim, o saber ideal para a criança. A avaliação na educação infantil é uma reflexão profunda, um modo de escuta. É a percepção do aluno e sobre o aluno que nos faz perceber nós mesmos e nossa prática. A avaliação do aluno contém a auto avaliação do professor. O planejamento já é uma avaliação.  A avaliação traz em si o que é e o que pode ser para o professor, para o aluno e para a escola.
Para o professor: É subsídio para reflexão da prática, autoavaliação, revisão de processo e porta para novos instrumentos de planejamento e percurso. 
Para o aluno: É instrumento de registro de aprendizagem, conquistas, dificuldades e possibilidades.
Para a escola:  É a possibilidade de definir prioridades e localizar aspectos nas ações educativas que demandam mudanças e de repensar o papel dos educadores e a função da escola.
A fala da professora Jussara Hoffman no vídeo Educação Infantil, traduz a essência do processo avaliativo na Educação Infantil: " A avaliação é  um ato constante." 

Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=A74gphe1nT4&t=19s

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