Na interdisciplina de Linguagem e Educação, teremos
como desafio estudar as teorias de aquisição da linguagem oral e escrita e o
desenvolvimento da linguagem no enfoque investigativo e pedagógico. São muitas
as dúvidas em relação ao tema: A linguagem é inata ou aprendida? O que é
língua? O que é fala? O que é linguagem? Qual o objetivo da linguagem?
Pensamento e linguagem são a mesma coisa? Quem vem primeiro? A língua é fruto
da cultura mais do que do pensamento? A comunicação é eminentemente humana e a
linguagem? Como as crianças adquirem a linguagem? Como se relacionam a fala e a escrita? Todas as línguas são
arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito? O que é fundamental para
o desenvolvimento da linguagem? O que é destrutivo para o desenvolvimento e a
aquisição da linguagem? Para que serve a linguagem?
“… Expressar seus sentimentos, explicar suas reações e
compreender a dos outros, conhecendo diferentes pontos de vista sobre um mesmo
fatove incorporar valores sociais. Aprender também a dirigir e organizer seus
pensamentos a controlar sua conduta, fazendo assim uma aprendizagem cada vez
mais consciente.” (Álvaro Marchesi)
Todas as Línguas são: arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito
ResponderExcluirTodas as Línguas são: arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito?
ResponderExcluir