domingo, 18 de março de 2018

Aquisição da Linguagem



Na interdisciplina de Linguagem e Educação, teremos como desafio estudar as teorias de aquisição da linguagem oral e escrita e o desenvolvimento da linguagem no enfoque investigativo e pedagógico. São muitas as dúvidas em relação ao tema: A linguagem é inata ou aprendida? O que é língua? O que é fala? O que é linguagem? Qual o objetivo da linguagem? Pensamento e linguagem são a mesma coisa? Quem vem primeiro? A língua é fruto da cultura mais do que do pensamento? A comunicação é eminentemente humana e a linguagem? Como as crianças adquirem a linguagem? Como se relacionam a fala e a escrita? Todas as línguas são arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito? O que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem? O que é destrutivo para o desenvolvimento e a aquisição da linguagem? Para que serve a linguagem?
“… Expressar seus sentimentos, explicar suas reações e compreender a dos outros, conhecendo diferentes pontos de vista sobre um mesmo fatove incorporar valores sociais. Aprender também a dirigir e organizer seus pensamentos a controlar sua conduta, fazendo assim uma aprendizagem cada vez mais consciente.” (Álvaro Marchesi)

2 comentários:

  1. Todas as Línguas são: arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito

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  2. Todas as Línguas são: arbitrárias, convencionais e constitutivas do sujeito?

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