segunda-feira, 12 de março de 2018

Escolas Democráticas

                                                                       

Não pude estar presente na primeira aula presencial e sei que perdi uma aula importante, pois a primeira aula é sempre um ponto de partida. Andei meio sem leme pelo mar, mas conversando com as colegas e confesso, espiando os blogs de escritas que admiro, além de ler as instruções da interdisciplina de Seminário Integrador VII, estou assumindo o comando do meu barquinho. O estágio se aproxima e nada mais lógico que aprofundemos nossos estudos e práticas pedagógicas. Ainda não sei onde farei meu estágio e essa tem sido minha maior preocupação.
O curta “Escola Democrática”, exibido na aula presencial, nos convida a refletir sobre o que são verdadeiramente escolas democráticas. Democracia implica em participação coletiva, em diversidade e em possibilidades. Sabemos que a democracia no cotidiano escolar parece impossível por vezes, mas sabemos também, que a partir da forma como pensamos nossa escola e como a praticamos, uma nova escola é possível. Essa escola aberta ao novo inclui o saber do aluno na aprendizagem e repensa currículos, ambientes de aprendizagem, avaliações e planejamentos estáticos.
Na EMEI Tio Barnabé, onde trabalho, estamos discutindo nossos espaços através do nosso PPP. Aprendemos com o tempo que não adianta querer rever o PPP apenas em sua escrita e todo ao mesmo tempo. Decidimos então que reconstruiremos nosso PPP aos poucos e escolhemos os espaços para começar. Tem sido incrível ver a forma como pequenas mudanças no ambiente podem propor novos desafios para as crianças e para nós mesmos. Algumas propostas simples como criar ambientes com panelas, utensílios de cozinha, dinossauros, carros e bonecas, banheiras, elementos naturais e sonoros têm sido um convite ao brincar e aprender. Ouvir as crianças nesse processo ouvir as crianças foi fundamental. O que são brinquedos de pátio? Apenas sucatas, baldinhos e pazinhas? Do que as crianças querem brincar no pátio? Ouvir o aluno é requisito fundamental para a Escola Democrática.

Um comentário:


  1. Assumir o comando do nosso barquinho? Sempre Kátia! Sempre! Ouvir os alunos? Sempre! Alunos de qualquer idade. Aliás, venho falando isso há algum tempo: É preciso ouvir as pessoas. Estamos numa fase que as pessoas estão precisando ser ouvidas, cada vez mais. Empatia! Se colocar no lugar do outro. Escutar e respeitar, ... Coisas que humanos precisam se empenhar cada vez mais a fazer. Segue escrevendo Katia que estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2UFRGS - SI VII)

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