Meu semestre de estágio
começou sem estágio. Parece estranho? Imagine então, participar de uma oficina
de extensão de PBworks com o objetivo de construir o PBworks do estágio. Na
primeira aula, me senti um peixe fora da água, pensei em desistir porque achei
que não teria nada sobre o que escrever e nada para compartilhar. Teria
cometido um erro enorme.
A extensão do PBworks traz
para os participantes, todas as orientações sobre o Estágio Curricular Obrigatório,
A súmula da atividade de estágio, o manual de estágio e TCC, a planilha de
acompanhamento inicial, a planilha de acompanhamento semanal, esclarecimentos
sobre as orientações do estágio e orientações para o relatório final. Então, ao
invés de lamentar o não feito, porque não planejar o que farei, aprendendo com
quem está fazendo?
O PBworks é um recurso online
e colaborativo que nos oferece uma forma diferente de aprender e registrar
nossas aprendizagens. É ferramenta digital inovadora que torna possível
visibilizar nossa construção de conhecimento e permite compartilhar
aprendizagens de múltiplas formas, podendo ser somado a outros recursos e
ferramentas.
Aprender a utilizar o PBworks
de forma mais aprimorada, tem sido fundamental para aprender a
organizar informações importantes que vão facilitar e fortalecer a estrutura do
meu futuro estágio: informações sobre minha formação e atuação na área, sobre a
escola em que atuo, sobre minha turma, uma bibliografia e um banco dados de
interesse, vídeos relacionados ao que planejo e a melhor forma de elaborar um
quadro de certezas e dúvidas, além de ampliar recursos para melhorar visualmente meu PBWorks.
Ao ser
produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e
se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer
o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do
conhecimento ainda não existente. Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses
dois momentos do ciclo gnosiológico: o que se ensina e se aprende e o
conhecimento ainda não existente.” (PAULO FREIRE, 1996, p.14).
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários
a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
SEIB, Káthia. Como o PBworks pode contribuir na construção do processo de entendimento e aprendizagens? Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia EAD da Faculdade de Educação; UFRGS, Dezembro, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário