Utilizar
a escrita para desenhar o som pode ser uma forma criativa de brincar e descobrir
a musicalidade na escola. Segundo Stoïanowa (1973), o grafismo exterioriza o
movimento do pensamento em figura gestual perceptível pelo olho; é como uma escrita gestual. Uma vez transportado
para o papel, um gesto feito no ar se
transforma em grafismo. A partir do instante em que o aluno sente necessidade
de fixar graficamente suas ideias e sons musicais ou sons diferentes, ele pode inventar
seus próprios códigos. O professor pode criar jogos gráficos de sons e
diferentes brincadeiras sonoras. Os participantes da brincadeira, com suas
características pessoais, modificam os jogos e o modo de jogar.
Objetivos do professor que brinca de música com seus alunos:
Objetivos do professor que brinca de música com seus alunos:
-Despertar
no aluno habilidades e o gosto pela música é mais importante que ensinar uma
técnica;
-Sensibilizar
para a música precede o ensino de conceitos;
-O
fazer musical traz resultados para o conhecimento teórico dos conceitos;
-Criar é mais
importante que imitar; Na prática da criação não há certo ou errado;
-A
pesquisa e a descoberta de materiais sonoros são fundamentais;
-
Sentir e expressar a musicalidade é essencial para o aluno.
http://pt.slideshare.net/soraiars/revista-meb-2
http://pt.slideshare.net/soraiars/revista-meb-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário