segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mapas Conceituais

                                                                
A interdisciplina de Seminário Integrador sempre me surpreende. Há sempre uma novidade, uma provocação, um desafio que nos leva à pesquisa e à aprendizagem de um jeito diferente. Fazendo-nos desconstruir para construir. Foi assim que aprendi o que é cmap. ihmc.us, um software que capacita os usuários a construir, navegar, compartilhar e criticar modelos de conhecimentos apresentados como mapas conceituais. Mas o que são mapas conceituais e para que servem?
Mapas conceituais são estruturas esquemáticas que mostram uma rede de ideias e conceitos que têm como objetivo organizar o conhecimento. São representações gráficas que indicam relações entre palavras e conceitos, dos mais abrangentes até os menos inclusivos. São usados para facilitar, ordenar e dar uma sequencia para os conteúdos abordados. Esta organização tem como objetivo estimular a aprendizagem.A ideia é baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel:
 ” A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído”.
Foi a partir do mapa conceitual que organizamos as intenções e os objetivos da nossa pesquisa sobre a domesticação dos animais. Aos organizarmos nossas descobertas desta forma, descobrimos um mundo de possibilidades para aprofundar nossas investigações e até mesmo para modificá-las. Fomos com nossos mapas construindo nosso conhecimento sobre o assunto. Nossos mapas conceituais foram costruídos, na medida em que o processo de aprendizagem acontecia. Olhando os mapas podemos perceber o avanço na construção do nosso conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário