segunda-feira, 25 de abril de 2016

A música na escola


A música é a arte de combinar sons e silêncio. Ela é parte integrante de nossas vidas, desde o início da história do homem e da natureza. Antes mesmo de nascer o bebê já é capaz de escutar, reconhece a voz da mãe e reage a estímulos e sons. A medida que crescemos, os sons continuam evocando reações, memórias, pensamentos, emocionam, movimentam e comunicam. Mas se a música faz parte de nosso cotidiano desde sempre porque aprender música? Porque a música é tão importante para a educação?
Com a música a criança aprende a se expressar de uma outra maneira e é capaz de se integrar socialmente com mais facilidade, porque ganha mais confiança e autonomia ampliando sua relação com os outros e com o mundo. Quanto mais cedo a criança for estimulada com musicalidade melhor. A música toca áreas do cérebro que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Mas o que é importante sabermos para ensinar música nas escolas? Pesquisando sobre o assunto encontrei esta excelente entrevista com o especialista inglês Keith Swanwick. Para ele é fundamental respeitar os estágios em que cada criança se encontra, trabalhar os conteúdos de forma integrada e respeitar a cultura da criança:


Temos um professor de música na EMEI Tio Barnabé, o prof. Alexandre. Ele vai à escola toda quinta feira e passa por todas as turmas. Eu já estive com ele em todas e sempre me impressiono com o que a música pode e é capaz de fazer com as crianças. É como se ele fosse o flautista de Hamelin, as crianças o seguem, embarcam com ele na aventura de descobrir, ouvir e fazer sons. Há sempre uma novidade: um dia os Beatles invadem o Berçário 1, no outro a ciranda envolve o Jardim B, ouvir as batidas do coração, instrumentos que ele toca e os que oferece para as crianças, os sons da natureza tão perto da gente, se a gente os percebe... Canções compartilhadas com as crianças. Ele não obriga a criança a cantar, tocar, participar... As crianças vão se chegando naturalmente, atraídas pela proposta de "viver" a música. Eu acredito que esse encantamento tem a ver com liberdade de ação, de movimento  e de interesse das crianças. O professor planeja para elas, mas antes de tudo as percebe...

                                   

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem música. Aí encantada com a beleza da música ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem que vir antes." Rubem Alves


Um comentário:

  1. Katia
    Que maravilha teus relatos e com certeza a música é o encant e benéfica, nos transporta para vários momentos.
    Abraços tutora Luciane

    ResponderExcluir