domingo, 10 de abril de 2016

Ludicidade e Aprendizagem

  
Levarei os doces para a vovózinha
  
  
                         Menino também brinca de casinha                    

                                  
                                                            Posso brincar também?

A palavra lúdico vem do latim "ludus" que significa jogos. A palavra jogo também tem origem no latim "iocus, iocare" e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras. Ludicidade é a forma de desenvolver a criatividade e o conhecimento através dos jogos, das brincadeiras, da música, da dança, da imitação. O primeiro objetivo do jogo é o de ser lúdico. Com o jogo a criança aprende se divertindo. Porque aprender pode e deve ser prazeroso para a criança. Quando a criança brinca ela se diverte e interage, aprende e ensina seus pares.
                 
A criança aprende brincando e é através do exercício do brincar que a criança desenvolve suas potencialidades. O lúdico influencia e estimula o desenvolvimento da criança  em todas as suas formas: desenvolvimento motor, biológico, social, cognitivo, expressivo, afetivo, emocional. É através do jogo que ela aprende a agir, sua curiosidade é estimulada e ela adquire iniciativa, autonomia e autoconfiança. O jogo é tão antigo quanto o homem. A ludicidade faz parte da essência do ser humano e o jogo é a sua expressão, no qual o jogador é o protagonista. Quando brinca a criança "é". 
               
Platão dizia que se pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa. Eu concordo com ele. Na minha prática como educadora aprendi que observar as crianças brincando é algo indispensável para trabalhar com elas e para elas. Brincando elas se revelam diante de mim todos os dias. Por isso acredito que a filosofia do brincar deve estar inserida na proposta pedagógica da escola. Precisamos compreender filosoficamente o que significa o brincar. O que quer dizer exatamente o fazer pedagógico? De que forma a ludicidade está inserida no meu trabalho?Porque limitar a dimensão e o tempo do brincar? Poderíamos aprender com as crianças nesse sentido: respeitando as regras do jogo mas criando, transgredindo, modificando e transformando nossa forma de jogar. Façamos como elas: se não der certo a gente tenta de novo. 

"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade." (Mário Quintana)


Um comentário:

  1. Katia...

    A brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento tanto cognitivo como intelectual da criança, pois não se trata só de um momento de diversão, mas ao mesmo tempo, acontece a formação da assimilação de conhecimentos da criança, que será levada para sua vida futura. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia de toda criança.

    Segundo FERREIRO(1988): “brincar é divertir-se e entreter-se infinitamente em jogos de criança”. O ato de brincar não é somente “o brincar”, mas sim o que ele representa para quem brinca. O brincar está em uma dimensão valorizada, abrangendo crianças e adultos, elevando-os a patamares ainda maiores pelo brincar e representando a necessidade de conhecer, construir e de se descontrair, em um mundo real ou simbólico.

    Bjooo. Tutora Gi

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