Através do jogo e do brinquedo a criança se constitui
como um sujeito. Aos poucos jogos e brincadeiras vão possibilitando à criança
buscar uma coerência entre suas ações e o outro... Brincando a criança passa a
pensar sobre suas ações nas brincadeiras, sobre o que fala e sente, sobre o que
os outros falam e sentem, para que os outros possam compreendê-la e para que
ela possa participar das brincadeiras. As brincadeiras vão alimentando, fortalecendo
e construindo o ser criança como
sujeito. Sem perceber, brincando e convivendo, ela vai construindo sua
identidade com o brincar.
De acordo com Piaget, a criança aprende construindo e reconstruindo seu pensamento através da assimilação da acomodação de suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estádios ou períodos. Em cada um deles, a criança apresenta características de desenvolvimento diferentes. Diferentes estádios de desenvolvimento exigem diferentes maneiras de brincar.
Período Sensório-Motor: de 0 a 2 anos (fase em que
predomina o reflexo. A relação com o meio se dá pela ação e experiência direta.
O bebê aprende a partir das ações que realiza sobre o mundo externo, que se
apresenta através de seus sentidos perceptivos). Nessa fase são feitas intensas
aquisições para o desenvolvimento da inteligência.
Jogos e brincadeiras de exercícios: Brincar de
esconder-se, jogo do espelho, túnel de sensações, livros de pano, brinquedos de
banho...
Período Pré-Operatório: de 2 a 7 anos ( a linguagem oral é um instrumento na aquisição de
novos conhecimentos, predomina o egocentrismo, prioriza os aspectos que são
mais relevantes aos seus olhos. Aumenta sua capacidade de simular, imaginar
situações, desenvolve capacidade simbólica).
Jogos e Brincadeiras simbólicos: Brincar de faz de
conta: Fazer de conta que é a mamãe, que está doente, que é o médico, que é a
professora, que é um cachorro, o motorista, o personagem da história... Imitar
os bichos (sons, forma de andar). Brincadeira da serpente...
Período Operatório Concreto: Dos 7 aos 11 anos (
predomina a lógica formal, já elabora abstrações concretas e pode imaginar
situações nunca vistas ou vivenciadas por ela). A criança se coloca no lugar do
outro e aprende a respeitar regras.
Jogos de memória, jogo da velha, brincar de correr,
competições...
Período Operatório Formal: Dos 11 anos em diante.
Nessa fase, a criança é capaz de pensar em todas as relações possíveis, a
partir de uma situação. Busca soluções, cria hipóteses, interage com a
realidade. Socialmente, a convivência em grupo é predominante nesta fase, onde
a criança se submete verdadeiramente às regras.
Jogos de tabuleiro, jogos de simulação de vida em
computador...
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