"A literatura Surda está relacionada com a cultura surda. A literatura surda contada na língua de sinais é constituída pelas histórias produzidas em língua de sinais pelas pessoas surdas, pelas histórias de vida que são frequentemente relatadas, pelos contos, lendas, fábulas, piadas, poemas sinalizados, anedotas, jogos de linguagem e muito mais". Segundo Karnopp(2006,p.100)," a literatura do reconhecimento é de importância crucial para as minorias lunguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas. Dessa forma, a Literatura Surda é um meio muito utilizado pela comunidade surda para difundir e defender sua cultura na sociedade. Ela não precisa ser contada em língua de sinais, ou seja, ela também pode ser escrita, porém, o tema deve ser relacionado aos surdos( MORGADO, 2011, p.21).
Eu já tinha assistido ao vídeo A Princesa e o Sapo em nossa aula presencial. Agora, posso comentar sobre o quanto acho este vídeo encantador. Por isso escolhi essa história. Além dos sinais icônicos que facilitam o entendimento da história, eu acho fantástica a forma como a intérprete representa o sapo e suas dificuldades, para ser, ele também, aceito pela princesa. Ela consegue representar o tamanho do sapo diante da princesa e o preconceito dela em relação a ele, por ser também um diferente: Verde, pequeno e ter apenas três dedos. De fato, os dois querem ser ouvidos: Ele pela princesa e ela pelo mundo ouvinte, o que nos remete ao conflito existente entre as duas línguas e culturas diferentes. A princesa é a personagem surda, que tem dificuldades para fazer parte da sociedade, poder entender e se fazer entender pelas pessoas que ouvem. Não sendo aceita e não se fazendo entender, ela precisa de um intérprete.
Que a gente
possa ver e mostrar o mundo para nosso alunos, contando muitas histórias.
Histórias diferentes sobre culturas e modos de ser diferentes. Que a gente não
corra o risco de ver e revelar o mundo através de um único olhar.
https://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8
https://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8
Nenhum comentário:
Postar um comentário