domingo, 14 de agosto de 2016

Sintetizar o Eixo III


Sintetizar significa resumir, reduzir, compendiar, condensar, abreviar, recapitular, encurtar, epilogar, sumariar. No semestre anterior eu havia contado uma história, com começo meio e fim do Eixo III. Fui escrevendo de forma vertical sobre minha entrada na UFRGS e os desafios que tive de encarar para prosseguir no curso de Pedagogia à distância. A escrita foi quase deslizando da minha mão sobre o papel. Então pensei que não haveria dificuldade alguma para fazer a Síntese Reflexiva do Eixo III, mas não foi assim...

Fomos desafiadas a cruzar conceitos das interdisciplinas. Estes conceitos, por sua vez, condensavam a essência de cada uma delas. Queimei neurônios pensando em como fazer isso, porque essa ideia de cruzar as interdisciplinas parecia querer dificultar a minha construção pessoal dos conhecimentos e aprendizagens adquiridos ao longo do processo do Eixo III. Fiquei bloqueando e censurando a minha escrita por dias. Até que decidi começar a escrever. Foi só aí que percebi, que as interdisciplinas iam se encaixando de forma natural e que os conceitos que deveriam estar conectados estavam todos interligados. De tal forma, que o trabalho poderia ser refeito mudando apenas sua ordem. Percebi que a intenção do proposto não era nos enlouquecer, mas nos fazer pensar em quanto, tudo que nós aprendemos e praticamos na educação, não pode ser separado como um conhecimento abstrato e isolado, mas como algo que se completa. É como se esse conjunto de conhecimentos fizesse parte de um grande mapa conceitual que pode ser lido e interpretado de várias formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário