-Observar,
investigar e levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
-Estabelecer
relações entre flutuabilidade e não flutuabilidade dos objetos comparando sua
forma, tamanho, peso e material;
-Concluir sobre a
experiência utilizando não apenas o experimento, mas o que já sabe e o que
aprende com os outros: Observação, vivência e troca.


Material:
-Objetos para
tornar concreta a poesia Barco de Papel, do livro “Saco de
Brinquedos,” de Carlos Urbim: Barquinho de papel, rio de TNT, chapéu do pirata;
-Barquinhos de
papel, folhas, galhos; pedras de vários tamanhos; areia, bolinha de gude, tampinha,
pazinha de plástico;
-Caixa de areia da
tartaruga que com um pouco de água virou um oceano sem fim.
Desenvolvimento: Depois de
contar a poesia de forma concreta em sala de aula,fomos para o pátio onde nosso
barquinho, rio e objetos “flutuantes ou não”, já nos esperavam. Chegando lá
convidei as crianças para brincarmos de descobrir coisas. Como fazem os
cientistas. As crianças toparam fazer o experimento. Eu convidei cada um a
pegar o seu barquinho e brincar com ele na água. Depois elas foram escolhendo
os objetos e suas ideias, perguntas e respostas foram surgindo. Eu interferi
muito pouco, apenas inicialmente para instigá-los a pensar e falar sobre a experiência.
Perguntas
e aprendizagens das crianças: “O baquinho futua. O baquinho futua, mas a boneca
afunda.”(Alice) “A aleia tá lá no
fundo. Se afogou.”(Rafael) “A areia
afunda porque no fundo do mar é a casa da areia. ( Melissa) “ A pedra afunda, mas a foia futua.”(Ane) “Afunda porque é pesada
Ane.”(Beatriz) “A pedra afunda porque dói .”( Melinda) “A foia não afunda porque é um baquinho.” (Caio) “Folha é folha e barco é barco Caio.”(
Melissa)“ Mas eu acho que a folha é o barquinho da formiga.”( Caio) “O peixinho
afundou. É poque ele não é de verdade. Peixe de verdade não afunda. ( Beatriz)”
“A tampinha não afunda. Eu acho que ela é pequena. Por isso... É uma filhote.”(Duweny) “Mas o barquinho é gandi e não afunda.” “Porque
que o barquinho flutua? É porque ele é bem levinho.”(Caio)“O barquinho futua porque ele bóia.”
(Duweny)“O barquinho do Gaby afundou porque ele molhou. Daí ficou pesado e
afundou.”(Melissa)” “Eu acho que o gaio afunda prof. Tem gaio que futua também. Se é pequenininho e beeeeeeeeeeeem levinho até
futua, mas se é gandão, beeeeeeeeem gandão afunda. Vai lá no fundão do rio.”(Melinda) “Tem
coisa que afunda e tem coisa que futua. Depende da coisa.” (Caio)
Que aprendizagens você realizou sobre o fenômeno observado:
Que aprendizagens você realizou sobre o fenômeno observado:
Essa experiência sobre flutuabilidade é importante para despertar o interesse
das crianças sobre a questão da densidade. É um assunto complexo, especialmente
para crianças tão pequenas. Elas têm noção de tamanho e peso, mas não sabem o
que é massa e volume. Pesquisando encontrei a seguinte explicação: Densidade maior:
Objeto mais pesado. Densidade menor: Objeto mais leve. Quanto maior a densidade
mais pesado o material. Se o objeto flutua é porque tem a densidade menor que a
da água.
Que
aprendizagens você fez sobre as aprendizagens de seus alunos:
Na educação infantil o lúdico é fundamental para a
aprendizagem. As crianças dessa faixa etária não vão aprender a definir
densidade com este experimento, mas vão começar a se questionar, vão começar a
formular hipóteses e vão começar a se interessar sobre o assunto e pela descoberta
das coisas de modo científico: observando, tocando, fazendo, experimentando, pensando,
conversando, discutindo e concluindo as coisas. É extremamente interessante
perceber o quanto eles aprendem uns com os outros. A alegria e o espanto deles
na descoberta das coisas me encantam.
No final colocamos uma formiga sobre a folha para
testarmos a teoria do Caio. E não é que a folha é o barco da formiga?

“Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos
encantados.”(Rubem Alves)
Referências:
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/flutua-ou-afunda.h -Acesso em 30/09/16
http://www.manualdomundo.com.br/2013/12/por-que-os-navios-que-sao-tao-pesados-conseguem-flutuar-e-uma-pedra-que-pesa-so-alguns-gramas-afunda/ -acesso em 30/09/16

Referências:
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/flutua-ou-afunda.h -Acesso em 30/09/16
http://www.manualdomundo.com.br/2013/12/por-que-os-navios-que-sao-tao-pesados-conseguem-flutuar-e-uma-pedra-que-pesa-so-alguns-gramas-afunda/ -acesso em 30/09/16
Nenhum comentário:
Postar um comentário