domingo, 30 de outubro de 2016

Flutua ou Afunda

Experimento: Flutua ou Afunda


Objetivos do Experimento:
-Observar, investigar e levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
-Estabelecer relações entre flutuabilidade e não flutuabilidade dos objetos comparando sua forma, tamanho, peso e material;
-Concluir sobre a experiência utilizando não apenas o experimento, mas o que já sabe e o que aprende com os outros: Observação, vivência e troca.

                                           

Material:
-Objetos para tornar concreta a poesia  Barco de Papel, do livro “Saco de Brinquedos,” de Carlos Urbim: Barquinho de papel, rio de TNT, chapéu do pirata;
-Barquinhos de papel, folhas, galhos; pedras de vários tamanhos; areia, bolinha de gude, tampinha, pazinha de plástico;
-Caixa de areia da tartaruga que com um pouco de água virou um oceano sem fim. 

Desenvolvimento: Depois de contar a poesia de forma concreta em sala de aula,fomos para o pátio onde nosso barquinho, rio e objetos “flutuantes ou não”, já nos esperavam. Chegando lá convidei as crianças para brincarmos de descobrir coisas. Como fazem os cientistas. As crianças toparam fazer o experimento. Eu convidei cada um a pegar o seu barquinho e brincar com ele na água. Depois elas foram escolhendo os objetos e suas ideias, perguntas e respostas foram surgindo. Eu interferi muito pouco, apenas inicialmente para instigá-los a pensar e falar sobre a experiência.


Perguntas e aprendizagens das crianças: “O baquinho futua. O baquinho futua, mas a boneca afunda.”(Alice) “A aleia tá lá no fundo. Se afogou.”(Rafael) “A areia afunda porque no fundo do mar é a casa da areia. ( Melissa) “ A pedra afunda, mas a foia futua.”(Ane) “Afunda porque é pesada Ane.”(Beatriz) “A pedra afunda porque dói .”( Melinda) “A foia não afunda porque é um baquinho.” (Caio) “Folha é folha e barco é barco Caio.”( Melissa)“ Mas eu acho que a folha é o barquinho da formiga.”( Caio) “O peixinho afundou. É poque ele não é de verdade. Peixe de verdade não afunda. ( Beatriz)” “A tampinha não afunda. Eu acho que ela é pequena. Por isso...  É uma filhote.”(Duweny)  “Mas o barquinho é gandi e não afunda.” “Porque que o barquinho flutua? É porque ele é bem  levinho.”(Caio)“O barquinho futua porque ele bóia.” (Duweny)“O barquinho do Gaby afundou porque ele molhou. Daí ficou pesado e afundou.”(Melissa)” “Eu acho que o gaio afunda prof.  Tem gaio que futua também.  Se é pequenininho e beeeeeeeeeeeem levinho até futua, mas se é gandão, beeeeeeeeem gandão afunda. Vai lá no fundão do rio.”(Melinda) “Tem coisa que afunda e tem coisa que futua. Depende da coisa.” (Caio)

     

Que aprendizagens você realizou sobre o fenômeno observado:
Essa experiência sobre flutuabilidade é importante para despertar o interesse das crianças sobre a questão da densidade. É um assunto complexo, especialmente para crianças tão pequenas. Elas têm noção de tamanho e peso, mas não sabem o que é massa e volume. Pesquisando encontrei a seguinte explicação: Densidade maior: Objeto mais pesado. Densidade menor: Objeto mais leve. Quanto maior a densidade mais pesado o material. Se o objeto flutua é porque tem a densidade menor que a da água.

Que aprendizagens você fez sobre as aprendizagens de seus alunos:
Na educação infantil o lúdico é fundamental para a aprendizagem. As crianças dessa faixa etária não vão aprender a definir densidade com este experimento, mas vão começar a se questionar, vão começar a formular hipóteses e vão começar a se interessar sobre o assunto e pela descoberta das coisas de modo científico: observando, tocando, fazendo, experimentando, pensando, conversando, discutindo e concluindo as coisas. É extremamente interessante perceber o quanto eles aprendem uns com os outros. A alegria e o espanto deles na descoberta das coisas me encantam.
No final colocamos uma formiga sobre a folha para testarmos a teoria do Caio. E não é que a folha é o barco da formiga?
         
                                              

  “Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos encantados.”(Rubem Alves)  

Referências: 
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/flutua-ou-afunda.h -Acesso em 30/09/16
http://www.manualdomundo.com.br/2013/12/por-que-os-navios-que-sao-tao-pesados-conseguem-flutuar-e-uma-pedra-que-pesa-so-alguns-gramas-afunda/ -acesso em 30/09/16    
                                                                    

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