É
na Educação Infantil que tudo começa. É através do lúdico, dos jogos e
brincadeiras que a criança aprende. É extremamente prazeroso ver o quanto os
pequenos têm em si a vontade e o espanto
das coisas da matemática. A grafia dos números é algo arbitrário e abstrato
para as crianças que constroem conceitos de quantidade e números através do
concreto. Os momentos de alimentação são um exemplo disso: mais, menos, muito,
pouco, tudo, nada, essas noções antecedem 1,2,3,4,5,6... Pensemos no jogo de boliche. Quando a criança
conta as peças que derruba, ela raramente erra na contagem. As receitas são
outra forma de aprender matemática de forma prazerosa. É essencial tornar a
escrita da receita visualmente atraente para a criança memorizar o que aprendeu
utilizando, por exemplo, embalagens e objetos do preparo. As músicas que
cantamos na escola todos os dias também são recheadas de matemática. Já as coleções são um excelente recurso para trabalhar as classificações. Tampinhas e legos coloridos ensinam seriação...
É
preciso desafiar o pensamento da criança e criar oportunidades para que ela
estabeleça relações entre os objetos, comparando-os, separando-os, ordenando-os
por classificação e seriação. As
crianças se interessam pela quantificação das coisas, especialmente quando é
significativo para elas. O professor não pode esquecer que a criança aprende do
seu jeito e por sua própria lógica. Por isso é fundamental que o professor aprenda a
respeitar e interpretar essa lógica. Quem sabe um dia, quando alguém perguntar quem
tem medo da matemática ninguém levante a mão.
Referências:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.
RANGEL, Ana Cristina S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
Referências:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.
RANGEL, Ana Cristina S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
Katia
ResponderExcluirBem interessante o que abordas, começando pela frase:Quem tem medo de matemática.
A importância de instigar e provocar o aluna a fazer relações do mundo com a matemática.
Tutora Luciane Machado