sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Boliche até 10

Relatório de aplicação do campo aditivo: O boliche é um dos jogos preferidos das crianças, além de ser uma maneira lúdica e divertida de aprender matemática. Temos vários na escola, quase todos confeccionados pelas próprias crianças usando material reciclado: de lata, de caixas de leite, de garrafa pet, de rolinhos de papel higiênico... Gostei muito do jogo digital Faça 10 e logo pensei no boliche.

Material: Dez garrafas (sucata) de plástico de cinco litros (pinos); uma bola vermelha grande; fita adesiva; fichas com nome e foto das crianças; tampinhas.

Objetivo: Contar até 10 brincando de adição.

Relatório da atividade: Primeiro conversei com as crianças para decidir se o jogo seria individual ou em duplas. Neste caso, os cinco jogadores do jardim B (6 anos) decidiram jogar individualmente. Ficou decidido que quem fizesse dez pontos ganharia. Se houvesse empate, ganharia quem fizesse mais pontos no desempate. Fiz uma pista de boliche com a fita adesiva vermelha, para demarcar o espaço que seria percorrido pela bola até os pinos. O jogo de boliche escolhido e feito pelas crianças é uma atração à parte, os pinos têm diferentes materiais: água colorida, tampinhas, blocos de madeira e o preferido das crianças (a garrafa com a aranha).

                                
                                              
Organizei as dez garrafas em forma de triangulo na pista. Cada jogador pôde jogar apenas duas vezes para tentar derrubar o maior número de garrafas. Depois de fazer sua jogada, o jogador contava as garrafas derrubadas, ia até o cesto de tampinhas e pegava o número de tampinhas correspondente ao número de garrafas derrubadas.

                                           
               
Em seguida, cada jogador pegou sua ficha com foto e distribuiu o número de tampinhas correspondentes às duas jogadas (uma jogada de cada lado). As crianças também brincaram de subtração, tirando tampinhas de um dos lados das fichas. 
                            

                                                       


Por fim, apareceram alguns amigos do Jardim A (5 anos), que também quiseram jogar boliche.




Aprendizagens: É sempre interessante perceber como as crianças aprendem pelo concreto e com o outro:
“Não pode ser eu derrubei cinco. Pera aí: 3+3 é 5. Ai não!!! 3+2 é 5. Eu derrubei 5.” (Tayne)
“Nathan tu derrubou só oito. Pode contar aí. Primeiro tu derrubou só 4 e depois mais 4.” (Clarinha)
“Eu acho que derrubei seis. Porque olha as tampinhas. Eu vou contar 3+3 dá seis.” (Clara)
“Só oito não né? Oito é um montão.” (Nathan)
“Eu vou ganhar porque eu fiz nove. O nove é maior que oito.” (Lorenzo)
“Eu derrubei todos. Fiz dez pontos. Sou a campeã. Vou conferir 5+5 é igual 10. Eu ganhei!!! Que legal!!!!” (Giovanna)


                        
                                                                    
                                 

                                                                                                          
                                     
                                                                                   
                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário