domingo, 10 de dezembro de 2017

Aprendendo com os erros



A interdisciplina de Seminário Integrador sempre nos desafia com propostas que nos desacomodam e nos tiram da zona de conforto como estudantes e educadores, nos fazendo perceber que não dominamos conteúdos e ações, mas que estamos sempre a aprender coisas novas e a desconstruir aprendizagens e metodologias de estudo e prática. É como se fosse um eterno quadro de certezas e dúvidas aonde nada é definitivo.  Penso que partir da experiência pessoal e do que fazemos e vivenciamos como professores, para só depois buscar conteúdos de pesquisa e autores que nos tragam sustentação para nossas ideias e textos foi fundamental. Partir daquilo que sabemos para ir além é como seguir do rio para o mar e não o contrário. Essa articulação entre nosso referencial de vida e o referencial teórico alicerçou todas as atividades propostas aqui e foi a base para a qualidade dos textos que todas nós escrevemos.

Preciso admitir que me atrapalhei com a ferramenta de pesquisa e isso fez com que algumas perguntas (na minha opinião), tivessem um sentido duplo ou confuso. Também poderia ter elaborado melhor as opções de respostas e se pudesse refazer esta atividade em especial, teria inserido uma pergunta subjetiva. Por outro lado, tive muita sorte na minha busca por textos e citações de autores que fizeram toda a diferença na hora de argumentar e evidenciar minhas ideias e o objetivo do meu texto. Destaco aqui o privilégio de poder visitar as páginas das colegas Mara e Luciana, dois textos que já admiro desde o início do PEAD e que acompanho no blog com frequência para tentar aprender e mesmo por puro deleite de ler a escrita de ambas. E o que dizer dos comentários sobre meu trabalho, feitos pelas colegas Josiane e Janaína que foram extremamente gentis em suas observações e críticas construtivas com as quais concordo plenamente. A palavra é uma só: Gratidão.

Por fim, como já disse tantas vezes e repito aqui, penso que esta interdisciplina é sempre uma costura de todas as outras, tecendo assim uma colcha de retalhos em e entre tudo o que aprendemos neste semestre sobre diversidade, diferenças, identidade, respeito, tolerância religiosa, pluralidade, singularidade e cultura como modo de ser e ver o mundo. Se todos nós somos desafiados a trabalhar a questão dos preconceitos na escola, esse exercício de busca e de troca nos qualificou não apenas para entender a origem de alguns preconceitos, mas sobretudo para descobrir possibilidades de intervenção diante das ideias pré-estabelecidas que tanto afligem nosso cotiano social e escolar. Compartilhar conhecimento e aprender com as diferenças, eis o que resume o vivenciado neste VI Eixo de Seminário Integrador. 

Que a gente possa lutar contra a intolerância do preconceito em todas as suas formas: Na escola e na vida.

REFERÊNCIAS: Clipe do Hino aos Orixás com a pureza das crianças, contra a intolerância e pela liberdade religiosa. Com a Banda de Ptah e as Crianças do Templo do Vale do Sol e da Lua. TV Espiritualidade. Publicado em 12 de outubro de 2012 no You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário