domingo, 13 de maio de 2018

Aprender com o olhar do outro

                        
                 
Na interdisciplina de Seminário Integrador o exercício de revisar o texto das colegas para ajudar a qualificar não apenas a escrita dos textos revisados, mas a partir daí, ser capaz de qualificar a própria análise do texto feita anteriormente, nos faz ir muito além dessa intenção. O proposto nos acorda para amplidão de interpretações e possibilidades de escrita, criadas a partir das análises individuais, que compartilhadas, tornam-se aprendizagens coletivas.
É extremamente interessante perceber as diferentes formas de como os sujeitos interpretaram os textos. Perceber pelo olhar do outro, o que estava invisível e até então, não fora percebido por nós. Conhecer as dificuldades de escrita vivenciadas pelas colegas, também nos faz prestar mais atenção nas dificuldades que também temos ou possamos ter e nos ensina evitar os mesmos erros de escrita.  
No estágio em que estamos é imprescindível que estruturemos e qualifiquemos nossa escrita com bases sólidas nos argumentos e nas evidências de texto e isso inclui seguir normas de formatação, citar autores e referendar de forma correta,  articular essas citações com nossa escrita, evidenciar nossas práticas, relacionar conceitos e teorias, compreender os elementos que o texto nos apresenta, construir um texto coerente e  sermos capazes de sustentar nossas ideias e reflexões com nossa escrita.
É importante lembrarmos também, que o objetivo do exercício não é a crítica, mas oportunizar a melhoria da nossa escrita, a partir da troca de olhares e interpretações. Então, que a gente possa ser capaz de, pelo olhar do outro, reconhecer a nós mesmos.



Um comentário:

  1. Boa noite Katia,
    É bem isto, também sinto assim, ler o que nossas colegas entendem, entender que tem outro olhar sobre o mesmo texto, além de nos encaminhar para um análise mais avaliativa do que produzimos.

    Um abraço

    ResponderExcluir