
Na
interdisciplina de Seminário Integrador o exercício de revisar o texto das
colegas para ajudar a qualificar não apenas a escrita dos textos revisados, mas
a partir daí, ser capaz de qualificar a própria análise do texto feita
anteriormente, nos faz ir muito além dessa intenção. O proposto nos acorda para
amplidão de interpretações e possibilidades de escrita, criadas a partir das
análises individuais, que compartilhadas, tornam-se aprendizagens coletivas.
É
extremamente interessante perceber as diferentes formas de como os sujeitos
interpretaram os textos. Perceber pelo olhar do outro, o que estava invisível e até então, não fora percebido por nós. Conhecer as dificuldades de escrita vivenciadas
pelas colegas, também nos faz prestar mais atenção nas dificuldades que também
temos ou possamos ter e nos ensina evitar os mesmos erros de escrita.
No
estágio em que estamos é imprescindível que estruturemos e qualifiquemos nossa
escrita com bases sólidas nos argumentos e nas evidências de texto e isso
inclui seguir normas de formatação, citar autores e referendar de forma
correta, articular essas citações com
nossa escrita, evidenciar nossas práticas, relacionar conceitos e teorias,
compreender os elementos que o texto nos apresenta, construir um texto coerente e sermos capazes de sustentar nossas ideias e reflexões com nossa
escrita.
É
importante lembrarmos também, que o objetivo do exercício não é a crítica, mas
oportunizar a melhoria da nossa escrita, a partir da troca de olhares e interpretações.
Então, que a gente possa ser capaz de, pelo olhar do outro, reconhecer a nós
mesmos.
Boa noite Katia,
ResponderExcluirÉ bem isto, também sinto assim, ler o que nossas colegas entendem, entender que tem outro olhar sobre o mesmo texto, além de nos encaminhar para um análise mais avaliativa do que produzimos.
Um abraço