sexta-feira, 13 de abril de 2018

Alfabetização e Empoderamento

                                                 
O texto “Alfabetização e a pedagogia do empowerment político”, de Henry Giroux, nos traz concepções fundamentais para a compreensão dos fundamentos políticos-pedagógicos da Educação dos Jovens e Adultos. O autor destaca a necessidade de politização da alfabetização como prática de empoderamento, que se contrapõe à alfabetização usada como instrumento de opressão usado pela classe dominante. Empoderamento significa tomar o poder sobre si mesmo e sobre suas decisões. A pedagogia crítica do empoderamento dá voz e vez ao sujeito para manifestar seus pensamentos, apresentar sua narrativa pessoal e elaborar outros significados e outras visões de mundo.
A compreensão de alfabetização que vai além do letramento e do domínio dos códigos ortográficos, uma alfabetização que está articulada com o empoderamento político porque é ideologicamente concebida como construção histórica, política e social, com o objetivo de promover a emancipação social e cultural dos sujeitos e grupos. Ao ler o texto, expandimos nosso olhar sobre a educação contemporânea como uma forma política e econômica da vida cotidiana dos envolvidos no processo de escolarização.
O material de estudo proposto pela interdisplina de Educação dos Jovens e Adultos no Brasil, nos faz refletir sobre nossas práticas como educadores e nos conscientiza sobre a necessidade de desacomodar, de deixar nossas certezas absolutas de lado e ampliar nosso olhar para além da simples visão sobre a educação e sobre a relação de aprendizagem que queremos construir com nossos alunos e no diálogo que precisamos estabelecer nessa relação. Imprime em nós, a importância de enxergar e perceber o outro como sujeito capaz, não apenas de assimilar conteúdos, mas de produzir conhecimento e de desenvolver um pensamento crítico sobre as coisas que nos cercam.

"A luta me faz. A luta me constitui. A luta me forma. Ela é Pedagógica." (Paulo Freire)



REFERÊNCIAS:
ALFERES, Maria Aparecida. Alfabetização e Letramento: tecendo relações com o pensamento de Paulo Freire.
GIROUX, Henry. Alfabetização e a Pedagogia do Empowerment Político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo.


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