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O
texto
“Alfabetização e a pedagogia do empowerment político”, de Henry Giroux, nos
traz concepções fundamentais para a compreensão dos fundamentos
políticos-pedagógicos da Educação dos Jovens e Adultos. O autor destaca a
necessidade de politização da alfabetização como prática de empoderamento, que
se contrapõe à alfabetização usada como instrumento de opressão usado pela
classe dominante. Empoderamento significa tomar o poder sobre si mesmo e sobre
suas decisões. A pedagogia crítica do empoderamento dá voz e vez ao sujeito
para manifestar seus pensamentos, apresentar sua narrativa pessoal e elaborar
outros significados e outras visões de mundo.
A compreensão
de alfabetização que vai além do letramento e do domínio dos códigos
ortográficos, uma alfabetização que está articulada com o empoderamento
político porque é ideologicamente concebida como construção histórica, política
e social, com o objetivo de promover a emancipação social e cultural dos
sujeitos e grupos. Ao ler o texto, expandimos nosso olhar sobre a educação
contemporânea como uma forma política e econômica da vida cotidiana dos
envolvidos no processo de escolarização.
O
material de estudo proposto pela interdisplina de Educação dos Jovens e Adultos
no Brasil, nos faz refletir sobre nossas práticas como educadores e nos
conscientiza sobre a necessidade de desacomodar, de deixar nossas certezas
absolutas de lado e ampliar nosso olhar para além da simples visão sobre a
educação e sobre a relação de aprendizagem que queremos construir com nossos
alunos e no diálogo que precisamos estabelecer nessa relação. Imprime em nós, a
importância de enxergar e perceber o outro como sujeito capaz, não apenas de
assimilar conteúdos, mas de produzir conhecimento e de desenvolver um
pensamento crítico sobre as coisas que nos cercam.
"A luta me faz. A luta me constitui. A luta me forma. Ela é Pedagógica." (Paulo Freire)
"A luta me faz. A luta me constitui. A luta me forma. Ela é Pedagógica." (Paulo Freire)
REFERÊNCIAS:
ALFERES, Maria Aparecida. Alfabetização e Letramento: tecendo relações com o pensamento de Paulo Freire.
ALFERES, Maria Aparecida. Alfabetização e Letramento: tecendo relações com o pensamento de Paulo Freire.
GIROUX, Henry. Alfabetização e a Pedagogia do Empowerment Político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra, leitura
do mundo.
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