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Porque resgatar a memória das tecnologias que usamos na escola? Proust considerava a memória mais importante que a vida: “Pois um acontecimento vivido é finito, ao passo que ao acontecimento lembrado é sem limites, porque é uma chave para tudo que veio antes e depois.” (Benjamin 1986, p.37). A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação nos trouxe através da busca de nossas memórias escolares, lembranças de objetos, instrumentos, artefatos, ferramentas e tecnologias que fizeram e fazem parte do nosso cotidiano escolar e universitário.
É
extremamente interessante perceber a diversidade de nossas memórias e como as
tecnologias da educação estão inseridas no tempo. Essa lembrança e percepção é
relativa e depende da história de cada um. Daí a importância de criarmos uma
linha de tempo individual para que tenhamos um mapa do significado e da
importância pedagógica do uso desses recursos. De acordo com os sujeitos
envolvidos o objeto ou a tecnologia utilizada podem ter graus ou valores de importância
completamente diferentes.
O
exercício do resgate de nossas memórias de tecnologias na educação também nos
fez refletir sobre o contexto educacional atual e os desafios que precisam ser
superados em relação ao uso de tecnologias na escola: Como vencer o abismo
entre a tecnologia que existe hoje e a falta de recursos em nossas escolas? Como
capacitar os professores? Como tornar a tecnologia uma aliada da aprendizagem e
não o centro do processo de descoberta?Como redimensionar nossos planejamentos em propostas que
utilizem novas tecnologias?
Desafios e atividades podem ser dosados, planejados e acompanhados e
avaliados com apoio de tecnologias. Os desafios bem planejados contribuem para
mobilizar as competências desejadas, intelectuais, emocionais, pessoais e
comunicacionais. Exigem pesquisar, avaliar situações, pontos de vista diferentes,
fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do
simples para o complexo (MORAN,2015, p.18).
Referências:
Texto: Tecnologias Digitais na Educação Básica: Desafios e Possibilidades. https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2380998/mod_resource/content/1/70692-293071-1-PB%20%281%29.pdf-
Acesso em: 01/04/2018.
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