domingo, 1 de abril de 2018

Memórias das Tecnologias na Escola

                                  

Porque resgatar a memória das tecnologias que usamos na escola? Proust considerava a memória mais importante que a vida: “Pois um acontecimento vivido é finito, ao passo que ao acontecimento lembrado é sem limites, porque é uma chave para tudo que veio antes e depois.” (Benjamin 1986, p.37). A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação nos trouxe através da busca de nossas memórias escolares, lembranças de objetos, instrumentos, artefatos, ferramentas e tecnologias que fizeram e fazem parte do nosso cotidiano escolar e universitário.
É extremamente interessante perceber a diversidade de nossas memórias e como as tecnologias da educação estão inseridas no tempo. Essa lembrança e percepção é relativa e depende da história de cada um. Daí a importância de criarmos uma linha de tempo individual para que tenhamos um mapa do significado e da importância pedagógica do uso desses recursos. De acordo com os sujeitos envolvidos o objeto ou a tecnologia utilizada podem ter graus ou valores de importância completamente diferentes.
O exercício do resgate de nossas memórias de tecnologias na educação também nos fez refletir sobre o contexto educacional atual e os desafios que precisam ser superados em relação ao uso de tecnologias na escola: Como vencer o abismo entre a tecnologia que existe hoje e a falta de recursos em nossas escolas? Como capacitar os professores? Como tornar a tecnologia uma aliada da aprendizagem e não o centro do processo de descoberta?Como redimensionar nossos planejamentos em propostas que utilizem novas tecnologias? 

Desafios e atividades podem ser dosados, planejados e acompanhados e avaliados com apoio de tecnologias. Os desafios bem planejados contribuem para mobilizar as competências desejadas, intelectuais, emocionais, pessoais e comunicacionais. Exigem pesquisar, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo (MORAN,2015, p.18).


Referências:
Texto: Tecnologias Digitais na Educação Básica: Desafios e Possibilidades. https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2380998/mod_resource/content/1/70692-293071-1-PB%20%281%29.pdf- Acesso em: 01/04/2018.

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