As transformações sociais e as políticas públicas sempre andaram junto com a educação. No Brasil, a urbanização e o crescimento das cidades forçaram as políticas públicas a buscar uma escolarização de espírito moderno. Uma modernidade que garantisse instrução, saúde, moradia, segurança... Ainda que esse espírito moderno significasse varrer a pobreza para longe da cidade. A escola foi deixando de ser uma extensão da família, deixando de existir em pequenas casas e núcleos, para existir em grandes centros de estudo. Mais uma vez, a finalidade da educação não era a de apenas educar e instruir seus alunos de acordo com as necessidades do governo, da política e da economia. Novamente, as escolas ou centros de estudo serviram como moldes de comportamento. Contraditoriamente, foi na escola que as classes menos favorecidas, negros, operários e imigrantes fizeram sua resistência. E ainda que a política determinasse o rumo seguido pela escola, foi durante a construção dessa modernidade pedagógica, que começou a surgir uma real qualificação e organização dos professores e da escola no Brasil. A escola foi assim construindo lentamente sua identidade até os nossos dias, ainda que essa identidade tenha sido forjada pelas políticas públicas.
“Quando optamos pelos (des)encantos da modernidade pedagógica, pretendíamos vislumbrar a resistência e a diversidade para além da construção dos espaços da cidade e da escola como produção/reprodução de controle e de opressão. As cidades são espaços de contradição, de luta, de criação de novos desejos, de negação da unitelaridade da História. Assim também consideramos a escola.”(pág.394)
Depois de
ler o texto (Des)Encantos da Modernidade Pedagógica, de Clarice Nunes, somos
forçados a pensar e repensar em uma nova forma de educar e mais do que isso, em
nossa própria forma de educar. Pensar em uma nova forma de escolarização, que
tenha como prioridade as necessidades da criança, onde o poder e as políticas
públicas sigam essas necessidades e não o contrário. Pode parecer utópico
acreditar nisso, mas o que seremos senão acreditarmos numa escola que
transforma e numa sociedade mais justa para todos?
www.youtube.com/watch?v=blw9t4RBITU
www.youtube.com/watch?v=EcW8BXA8wyE
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