Falamos tanto em projeto e como fazer
projetos. São tantos textos, teorias e práticas sobre o assunto, que por vezes,
esquecemos o mais importante: Perguntar a nós mesmos, mas o que é mesmo
projetar?
Projetar
é planejar
A palavra projeto significa atirar longe,
planejar, pensar. Projetar é fazer uma ação direcionada para o futuro. É um
plano de trabalho com uma ideia para seguir. Um projeto é um plano com
características e possibilidades de realização.
Projetar
é aceitar mudanças
Um projeto é uma abertura para
possibilidades amplas de encaminhamento e de resolução, com variáveis,
percursos imprevisíveis, imaginativos, ativos e inteligentes, com flexibilidade
de organização.
Projetar
é criar
Um projeto permite criar um modo próprio
para abordar ou construir uma questão e responder.
Projetar
é possibilitar momentos
Momentos de autonomia e de dependência do
grupo, momentos de cooperação do grupo com a ajuda do professor e de liberdade,
momentos de individualidade e de sociabilidade, momentos de interesse e de
esforço, momentos de jogo e de trabalho.
Projetar
é esquematizar
A
definição do problema;
O
planejamento do trabalho;
A coleta,
a organização e o registro das informações;
A
avaliação e a comunicação.
Projetar
é organizar
Projetos são uma maneira de organizar as
práticas educativas. Indicam uma ação intencional, planejada coletivamente, que
tenha valor educativo, feita com estratégia concreta e consciente para atingir
um objetivo.
Projetar
é fazer pensar
Fazer as crianças pensarem em temas
importantes do seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e considerarem
também a vida fora dos muros da escola.
Projetar
é fazer com as crianças
Projetos são elaborados e executados para as
crianças aprenderem a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a exercer a
crítica, a duvidar, a argumentar, a opinar, a pensar, a gerir as aprendizagens,
a refletir coletivamente. E o mais importante: são elaborados e executados com
as crianças e não para as crianças.
Projetar
é dar forma
O bom projeto tem dentro de si o sentido e o
tempo da pergunta, da pesquisa, da criança. “É
preciso uma pedagogia que dê forma às coisas e não que iniba a forma das
coisas.” (Rinaldi 1994)
Referências:
Se
fosse escolher uma imagem para simbolizar a palavra projeto, escolheria uma lança
ou uma flecha. É isso... Um projeto é como uma flecha que tem um uma
proposta, um objetivo, uma intenção, mas como acontece com a flecha, nunca se
sabe exatamente onde o projeto vai terminar, ou acertar, ou errar, ou mudar de
curso depois de lançado. Ele pode acertar bem dentro do alvo, pode desviar do
alvo, pode ainda perder a força e parar no caminho, pode tremer durante o
percurso e ainda assim, seguir ou provocar uma nova intenção e aprendizagem.
Para saber o que encontrar é preciso lançar a ideia, perder o medo de ver a
flecha voar. Um projeto é uma forma de revolução, de mudar o pré
concebido, de apostar no novo, de acreditar... Projetar é acreditar. Quando planejamos e elaboramos um projeto para a turma, estamos acreditando em todos estes verbos e intenções.
Referências:
BARBOSA, M.C.S. ; HORN, M.G.S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Artimed Editora
S.A., Porto Alegre, 2008.
Olá Katia!
ResponderExcluirVocê pode contextualizar a postagem, o que te levou a escrever, qual a bibliografia utilizada para te embasar?
Att,
Tutora Rocheli
O que me levou a escrever está no primeiro parágrafo.
ResponderExcluir