domingo, 2 de abril de 2017

O que é projetar

                                   


Falamos tanto em projeto e como fazer projetos. São tantos textos, teorias e práticas sobre o assunto, que por vezes, esquecemos o mais importante: Perguntar a nós mesmos, mas o que é mesmo projetar?  

Projetar é planejar
A palavra projeto significa atirar longe, planejar, pensar. Projetar é fazer uma ação direcionada para o futuro. É um plano de trabalho com uma ideia para seguir. Um projeto é um plano com características e possibilidades de realização.

Projetar é aceitar mudanças
Um projeto é uma abertura para possibilidades amplas de encaminhamento e de resolução, com variáveis, percursos imprevisíveis, imaginativos, ativos e inteligentes, com flexibilidade de organização.

Projetar é criar
Um projeto permite criar um modo próprio para abordar ou construir uma questão e responder.

Projetar é possibilitar momentos
Momentos de autonomia e de dependência do grupo, momentos de cooperação do grupo com a ajuda do professor e de liberdade, momentos de individualidade e de sociabilidade, momentos de interesse e de esforço, momentos de jogo e de trabalho.

Projetar é esquematizar
A definição do problema;
O planejamento do trabalho;
A coleta, a organização e o registro das informações;
A avaliação e a comunicação.

Projetar é organizar
Projetos são uma maneira de organizar as práticas educativas. Indicam uma ação intencional, planejada coletivamente, que tenha valor educativo, feita com estratégia concreta e consciente para atingir um objetivo.

Projetar é fazer pensar
Fazer as crianças pensarem em temas importantes do seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e considerarem também a vida fora dos muros da escola.

Projetar é fazer com as crianças   
Projetos são elaborados e executados para as crianças aprenderem a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a exercer a crítica, a duvidar, a argumentar, a opinar, a pensar, a gerir as aprendizagens, a refletir coletivamente. E o mais importante: são elaborados e executados com as crianças e não para as crianças.

Projetar é dar forma
O bom projeto tem dentro de si o sentido e o tempo da pergunta, da pesquisa, da criança. “É  preciso uma pedagogia que dê forma às coisas e não que iniba a forma das coisas.” (Rinaldi 1994)


Se fosse escolher uma imagem para simbolizar a palavra projeto, escolheria uma lança ou uma flecha. É isso...  Um projeto é como uma flecha que tem um uma proposta, um objetivo, uma intenção, mas como acontece com a flecha, nunca se sabe exatamente onde o projeto vai terminar, ou acertar, ou errar, ou mudar de curso depois de lançado. Ele pode acertar bem dentro do alvo, pode desviar do alvo, pode ainda perder a força e parar no caminho, pode tremer durante o percurso e ainda assim, seguir ou provocar uma nova intenção e aprendizagem. Para saber o que encontrar é preciso lançar a ideia, perder o medo de ver a flecha voar. Um projeto é uma forma de revolução, de mudar o pré concebido, de apostar no novo, de acreditar... Projetar é acreditar. Quando planejamos e elaboramos um projeto para a turma, estamos acreditando em todos estes verbos e intenções.

Referências:
BARBOSA, M.C.S. ; HORN, M.G.S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Artimed Editora S.A., Porto Alegre, 2008.




2 comentários:

  1. Olá Katia!
    Você pode contextualizar a postagem, o que te levou a escrever, qual a bibliografia utilizada para te embasar?
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  2. O que me levou a escrever está no primeiro parágrafo.

    ResponderExcluir