Não
há uma receita infalível para se fazer um projeto de aprendizagem, porque
apesar do planejamento ser feito pelo professor, é imprescindível lembrar, que o
núcleo do projeto é o aluno. Por isso, é
fundamental conhecer a turma aonde vai ser realizado o projeto. Observar e
aprender com a turma: suas necessidades, seus interesses, suas preferências,
sua forma de interagir com o mundo e com os outros, sua forma de pensar e
fazer, do que gostam, o que falam, como percebem e como se percebem, é
importante para determinar o que será trabalhado e pesquisado.
Descrição da Turma: EMEI Tio Barnabé - Maternal 2
Escola: EMEI Tio
Barnabé
Turma: Maternal 2
Número de
Crianças: 21
Meninos:12
Meninas: 9
As crianças, em sua maioria são filhos de funcionários públicos do
município. O grupo é bastante heterogêneo, social, econômica e culturalmente.
Nossa sala fica pequena para tantas crianças e por isso, nosso espaço físico
está em constante transformação, de acordo com nossas aprendizagens e os
interesses da turma. Abrindo nossa sala o que mais chama a atenção são as
imensas janelas que dão para a lateral do pátio gramado, que nos permitem ver o
tempo, o sol, a chuva, os pássaros e a casa do Rafael (um dos alunos do M2),
quase colada na escola. Não raro, o cachorro do Rafa (Nescafezinho), nos chama
a janela. Temos duas mesas retangulares com cadeiras para todo mundo e um banco
da praça que transformamos em estante e está prestes a virar “horta jardim”. Na
parede da direita, temos uma cozinha de madeira que as crianças adoram, tanto
para cozinhar, como para se esconderem nos armários e por vezes, dentro da
geladeira e palhetes coloridos pintados pelas crianças para guardar jogos.
Ainda nesta parede, temos uma pequena estante para guardar livros e brinquedos.
Na parede frontal a esta, ficam as mochilas e no final deste estacionamento, a
mesa da professora. Para todo o material pedagógico um único armário onde
guardamos tudo, tudo mesmo, desde lápis a fantoches. Na sala há sempre algo
feito pelas crianças: maquete, desenhos, sucata reciclada, colagens, tudo que
possa registrar nossas curiosidades e descobertas e quando faltam paredes
surgem varais e outras formas de revelar nossas aprendizagens. Nosso
espaço de descobertas não se limita à sala de aula e saindo do nosso micromundo
descobrimos novos mundos.
Olá Kátia,
ResponderExcluirNão ficou claro o porquê da descrição da sala de aula. Fale mais sobre tuas aprendizagens sobre projeto relacionando com a teoria.
Att,
Tutora Rocheli
A descrição da sala de aula é algo rotineiro para os professores da Educação Infatil.Penso que está escrito de forma clara e simples no primeiro paragrafo. Sobre minhas aprendizagens e o projeto deixarei para outra postagem.Esta é sobre a importância de conhecer a turma para desenvolver o projeto.
ResponderExcluirKátia,
ResponderExcluirA descrição ficou muito clara, o que não ficou claro é o motivo da descrição. O blog é um local para reflexão da prática e aprendizagens não apenas postagens de atividades.
Att,
Tutora Rocheli
Rocheli o blog até onde eu sei, é um local para nossas reflexões e estas são extremamente autorais e pessoais. Podem ser descritivas, reflexivas, questionadoras, entre outras. Podem ainda combinar duas ou mais entre si (vide atividade da interdisciplina de Seminário Integrador). Não sei se conseguistes ler o motivo da descrição da turma, me parece claro a importância de, mas se leu talvez não tenha compreendido. A descrição por si só, seria uma atividade, o primeiro parágrafo é um reflexão sobre. Saber ler a minha turma está relacionado inteiramente com a teoria do projetar( no caso, Projeto Pedagógico em Ação).
ResponderExcluir