sábado, 22 de abril de 2017

Projetar com quem

Não há uma receita infalível para se fazer um projeto de aprendizagem, porque apesar do planejamento ser feito pelo professor, é imprescindível lembrar, que o núcleo do projeto é o aluno.  Por isso, é fundamental conhecer a turma aonde vai ser realizado o projeto. Observar e aprender com a turma: suas necessidades, seus interesses, suas preferências, sua forma de interagir com o mundo e com os outros, sua forma de pensar e fazer, do que gostam, o que falam, como percebem e como se percebem, é importante para determinar o que será trabalhado e pesquisado.

Descrição da Turma: EMEI Tio Barnabé - Maternal 2


Escola: EMEI Tio Barnabé
Turma: Maternal 2
Número de Crianças: 21
Meninos:12
Meninas: 9

As crianças, em sua maioria são filhos de funcionários públicos do município. O grupo é bastante heterogêneo, social, econômica e culturalmente. Nossa sala fica pequena para tantas crianças e por isso, nosso espaço físico está em constante transformação, de acordo com nossas aprendizagens e os interesses da turma. Abrindo nossa sala o que mais chama a atenção são as imensas janelas que dão para a lateral do pátio gramado, que nos permitem ver o tempo, o sol, a chuva, os pássaros e a casa do Rafael (um dos alunos do M2), quase colada na escola. Não raro, o cachorro do Rafa (Nescafezinho), nos chama a janela. Temos duas mesas retangulares com cadeiras para todo mundo e um banco da praça que transformamos em estante e está prestes a virar “horta jardim”. Na parede da direita, temos uma cozinha de madeira que as crianças adoram, tanto para cozinhar, como para se esconderem nos armários e por vezes, dentro da geladeira e palhetes coloridos pintados pelas crianças para guardar jogos. Ainda nesta parede, temos uma pequena estante para guardar livros e brinquedos. Na parede frontal a esta, ficam as mochilas e no final deste estacionamento, a mesa da professora. Para todo o material pedagógico um único armário onde guardamos tudo, tudo mesmo, desde lápis a fantoches. Na sala há sempre algo feito pelas crianças: maquete, desenhos, sucata reciclada, colagens, tudo que possa registrar nossas curiosidades e descobertas e quando faltam paredes surgem varais e outras formas de revelar nossas aprendizagens. Nosso espaço de descobertas não se limita à sala de aula e saindo do nosso micromundo descobrimos novos mundos.

                                              

4 comentários:

  1. Olá Kátia,
    Não ficou claro o porquê da descrição da sala de aula. Fale mais sobre tuas aprendizagens sobre projeto relacionando com a teoria.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  2. A descrição da sala de aula é algo rotineiro para os professores da Educação Infatil.Penso que está escrito de forma clara e simples no primeiro paragrafo. Sobre minhas aprendizagens e o projeto deixarei para outra postagem.Esta é sobre a importância de conhecer a turma para desenvolver o projeto.

    ResponderExcluir
  3. Kátia,
    A descrição ficou muito clara, o que não ficou claro é o motivo da descrição. O blog é um local para reflexão da prática e aprendizagens não apenas postagens de atividades.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  4. Rocheli o blog até onde eu sei, é um local para nossas reflexões e estas são extremamente autorais e pessoais. Podem ser descritivas, reflexivas, questionadoras, entre outras. Podem ainda combinar duas ou mais entre si (vide atividade da interdisciplina de Seminário Integrador). Não sei se conseguistes ler o motivo da descrição da turma, me parece claro a importância de, mas se leu talvez não tenha compreendido. A descrição por si só, seria uma atividade, o primeiro parágrafo é um reflexão sobre. Saber ler a minha turma está relacionado inteiramente com a teoria do projetar( no caso, Projeto Pedagógico em Ação).

    ResponderExcluir