
Na Educação Infantil avaliamos o aluno de
forma global, em sua trajetória da aprendizagem durante todo o processo de
construção de conhecimentos e desenvolvimento das mais diferentes linguagens e
formas de expressão. A avaliação não é o fim, mas o percurso, a caminhada, o
trajeto percorrido pelo aluno. No lugar do boletim, temos o portfólio, que é a
reunião dos trabalhos produzidos pelas crianças e a materialização do aprendido
e construído. Nem sempre este aprendizado ou forma de expressão é exposto em
folhas ou registrado por fotos. Por isso, o registro escrito diariamente pelo
professor e pelos educadores envolvidos na observação do aluno, são fontes
fundamentais do olhar sobre como a criança aprende e se desenvolve.
Além do caderno do professor,
temos um caderno com o nome de cada criança, onde toda a equipe pode
acrescentar algo que lhe chame atenção ou indique um caminho. Pode ser uma fala
interessante, algo expressado pela criança, uma troca, uma dúvida, uma
preferência, suas brincadeiras, seus amigos mais chegados, sua forma de
interagir. Não observamos apenas os aspectos cognitivos, mas a afetividade, as
habilidades e os interesses e desinteresses das crianças. Esse registro “do
aluno” é alicerce para sua avaliação e é feito cotidianamente. Isso nos
proporciona uma visão mais ampla sobre a criança e não apenas a visão
unilateral e solitária do professor.
A avaliação torna-se assim, um conjunto, a soma
de olhares e se fundamenta no diálogo. É sempre a criança que nos aponta e
direciona o caminho, não apenas quando participa do proposto, mas também quando
não está envolvida, porque a negação da criança é seta para mudança de percurso
e novos caminhos. A avaliação não é só sobre o aluno, mas revela o trabalho do
professor, expõe intencionalidade e veracidade da proposta do projeto. Ao
escrever sobre o aluno, o professor escreve sobre si mesmo e sobre sua atuação e
capacidades.
O principal retorno de aprendizagem
e indicador de que o aluno está aprendendo e compartilhando saberes, está no interesse
das crianças durante as atividades, em suas falas, perguntas, comentários e
contribuições. A avaliação na educação infantil é reflexão e modo
de escuta. É a percepção do aluno e sobre o aluno que nos faz perceber nós
mesmos e nossa prática. A avaliação revela o que é e o que pode ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário