domingo, 24 de junho de 2018

Inovação Pedagógica


        Na interdisciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação dialogamos diversas vezes sobre o tema educação e tecnologias, sempre tratando de conceitos que possam sustentar metodologias, projetos e práticas inovadoras em sala de aula. Inovação pedagógica significa ruptura, protagonismo, mudança, reconfiguração, recriação, reflexão, reorganização, perspectiva, construção, elaboração e transformação. Inovação pedagógica significa essencialmente: trazer o novo.
           O desafio de trazer o novo e o uso da tecnologia de uma forma mais ampla e real em nosso projetos e planejamentos de atividades nos fez sair de uma zona de conforto e impôs reflexões importantes sobre nossa forma de pensar o fazer pedagógico.
          No lugar do desconforto inicial surgiu para nós a certeza de que inovar não significa descartar a forma como pensamos e planejamos nosso trabalho ou a metodologia que acreditamos ser mais viável em nossas escolas, mas sim, problematizar essas práticas, mantendo o que é significativo com a possibilidade de redimensionar a forma de construção do conhecimento utilizando as TICs.
         Descobrimos também que a aparente falta de recursos não pode ser vir como desculpa para evitar a inovação. Ainda que não haja recursos tecnológicos na escola como gostaríamos ou necessitamos, há sempre uma maneira para a utilização e a criação de novos caminhos. A inovação pedagógica é antes de tudo uma atitude.

“A inovação não se decreta. A inovação não se impõe. A inovação não é um produto. É um processo. Uma atitude. É uma maneira de ser e estar na educação.” (NÓVOA apud CARDOSO, 2003, p.4)

Características para identificar a inovação pedagógica:
- Provoca ruptura com a forma tradicional de ensino propondo mudança.
- Prioriza o protagonismo dos envolvidos na experiência de aprendizagem;
-Reconfigura e equilibra igualmente a importância dos saberes popular e científico;
-Reorganiza a relação entre teoria e prática porque reconhece que uma não vem antes da outra porque são indissociáveis e caminham juntas;
-Traz uma perspectiva orgânica de construção no processo de concepção, desenvolvimento e avaliação da experiência.


REFERÊNCIA:

CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas e a reconfiguração e saberes no ensinar e no aprender na universidade. Anais... VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, Portugal, 2004, p. 1-16. 


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