Na
interdisciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação dialogamos
diversas vezes sobre o tema educação e tecnologias, sempre tratando de
conceitos que possam sustentar metodologias, projetos e práticas inovadoras em
sala de aula. Inovação
pedagógica significa ruptura, protagonismo, mudança, reconfiguração, recriação,
reflexão, reorganização, perspectiva, construção, elaboração e transformação.
Inovação pedagógica significa essencialmente: trazer o novo.
O
desafio de trazer o novo e o uso da tecnologia de uma forma mais ampla e real
em nosso projetos e planejamentos de atividades nos fez sair de uma zona de
conforto e impôs reflexões importantes sobre nossa forma de pensar o fazer
pedagógico.
No lugar do desconforto inicial surgiu para nós a certeza de que inovar não significa descartar a forma como pensamos e planejamos nosso trabalho ou a metodologia que acreditamos ser mais viável em nossas escolas, mas sim, problematizar essas práticas, mantendo o que é significativo com a possibilidade de redimensionar a forma de construção do conhecimento utilizando as TICs.
No lugar do desconforto inicial surgiu para nós a certeza de que inovar não significa descartar a forma como pensamos e planejamos nosso trabalho ou a metodologia que acreditamos ser mais viável em nossas escolas, mas sim, problematizar essas práticas, mantendo o que é significativo com a possibilidade de redimensionar a forma de construção do conhecimento utilizando as TICs.
Descobrimos
também que a aparente falta de recursos não pode ser vir como desculpa para
evitar a inovação. Ainda que não haja recursos tecnológicos na escola como
gostaríamos ou necessitamos, há sempre uma maneira para a utilização e a
criação de novos caminhos. A inovação
pedagógica é antes de tudo uma atitude.
“A
inovação não se decreta. A inovação não se impõe. A inovação não é um produto. É
um processo. Uma atitude. É uma maneira de ser e estar na educação.” (NÓVOA
apud CARDOSO, 2003, p.4)
Características para
identificar a inovação pedagógica:
-
Provoca ruptura com a forma tradicional de ensino propondo mudança.
-
Prioriza o protagonismo dos envolvidos na experiência de aprendizagem;
-Reconfigura
e equilibra igualmente a importância dos saberes popular e científico;
-Reorganiza
a relação entre teoria e prática porque reconhece que uma não vem antes da
outra porque são indissociáveis e caminham juntas;
-Traz
uma perspectiva orgânica de construção no processo de concepção,
desenvolvimento e avaliação da experiência.
REFERÊNCIA:
CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas e a reconfiguração e
saberes no ensinar e no aprender na universidade. Anais... VIII Congresso
Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, Portugal, 2004, p. 1-16.
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