Em 2016, publiquei a
postagem "Fotografia e Memória Docente", falando sobre como a memória organizada
por fotos pode ser uma porta para infinitas possibilidades de registro de
memória, identidade e história. Memória
é a capacidade de guardar nossas lembranças e experiências vividas em nossas
mentes. A fotografia é um armazenador da memória, ela preserva o
passado (tempo), congela e revela lembranças.
Fotografar é perpetuar a
memória e no meu estágio a fotografia tem sido indispensável não apenas para
registro do que proponho no projeto em ação, mas também como forma de avaliar o
que as crianças pensam e como reagem ao proposto. Somada ao registro das falas
e a alguns vídeos, a fotografia tem sido também uma excelente motivação e
inspiração para a escrita.
Proust considerava a
memória mais importante que a vida: “Pois um acontecimento vivido é finito, ou
pelo menos encerrado na espera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado
é sem limites, porque é uma chave para tudo que veio antes e depois.”
(BENJAMIN 1986, p. 37)
Diálogo do Barquinho:
"Olha eu fiz um barco a vela. É a vela que faz ele andar na água. A vela e o vento. Tu achou bonito Kátia?" "Eu nunca em toda a minha vida vi um barco tão lindo."
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