domingo, 30 de junho de 2019

Reflexão Percepção e Possibilidades


Em abril de 2017, escrevi neste blog a postagem "Ser e fazer reflexivo", sobre a importância de sermos professores reflexivos. Nossa prática permite e requer reflexão. É através da reflexão continua sobre nossa prática como professores que podemos planejar e rever ou seguir com nossas ações. Essa reflexão constante sobre nossas ações, nos torna professores sujeitos, capazes de estimular alunos sujeitos também. A reflexão sobre aquilo que fazemos abre portas para novos conhecimentos e possibilidades e diminui a distância entre teoria e prática.

Nestas 180 horas de estágio a reflexão se fez mais necessária do que nunca. Reflexão diária e semanal. Reflexão daquilo que planejei fazer e daquilo que fiz de fato com as crianças durante o projeto. O que escrevi na postagem anterior continua sendo alicerce para o que fiz durante o estágio e para o que faço todos os dias na escola:

Ao refletirmos sobre o que fazemos na escola aprendemos a reconstruir, redirecionar e principalmente criar algo novo, encontrar novos caminhos para uma prática pedagógica que liberte o pensar, o agir e o sentir, nosso e do aluno. Refletir sobre o fazer pedagógico nos torna capazes de modificar este fazer pedagógico. Traz à tona diferentes possibilidades, nos ensina a perceber.


"O pensamento reflexivo é uma capacidade, como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode se desenvolver-se. Para isso tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar," (ALARCÃO, 1996, p. 9)

Referências:
ALARCÃO. Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. Ed. Cortez, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário