É preciso olhar e ver o outro e sobretudo, criar uma ponte de
comunicação com o outro. O professor precisa conhecer seu aluno para além do
cognitivo. A criança vai para a escola e precisa ter alguém que a ame, em quem
ela confie e que saiba respeitar sua autonomia, para que possa ser ela mesma. As crianças devem sentir que podem contar com o professor.
O professor (educador) obviamente precisa conhecer a
criança. Mas deve ser conhecida não apenas na sua estrutura biofisiologica e
psicossocial, mas, também, na sua interioridade afetiva, na sua necessidade de
criatura que chora, ri, dorme, sofre e busca constantemente compreender o mundo
que a cerca, bem como o que ela faz na escola (SALTINI,1997, p. 73).
Segundo Wallon, a
emoção liga a vida orgânica à psíquica, ligando a aprendizagem ao
desenvolvimento integral da pessoa. A ação da escola não se limita ao
cumprimento da instrução, mas, principalmente, a função de desenvolver a
personalidade da criança. “[...] A emoção deve ser entendida como uma ponte que
liga a vida orgânica à psíquica [...] É o elo necessário para a compreensão da
pessoa como um ente completo” (WALLON, 1963, p. 12).
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS:
GALVÃO,
Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.
18. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
SALTINI, Claudio J.
P. Afetividade e inteligência. Rio
de Janeiro: DPA, 2002.
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