segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Registros de Aprendizagens

O Eixo IV começou com a abordagem dos focos deste semestre: O fortalecimento do Portfólio, dando ênfase para os aspectos da autoria, referências, evidências e argumentos e também a sequência dos projetos de aprendizagens. Em seguida retomamos a Síntese Reflexiva do Eixo III. Foram levantadas questões importantes para discussões em grupos:

Qual o significado atual do Portfólio? Houve alguma mudança na sua forma de entendê-lo e nas suas postagens? O que se aprende nessa escrita? Que dificuldades envolvem esta escrita?

O portfólio tem sido minha principal fonte de registros das aprendizagens do PEAD. Funciona para mim como uma bússola. É ele quem me aponta o Norte. Procuro postar o que mais me impactou em cada interdisciplina. Isto faz com que este material, com textos organizados e compilados, se transforme no fio condutor da minha escrita para o Workshop. O exercício desta escrita, tem feito com que eu busque qualificar cada vez mais minhas postagens com argumentos, evidências e referências que mostrem a ligação entre a teoria e a prática. Minha maior dificuldade tem sido conciliar o prazo para postar e a vontade de aprofundar mais o assunto.

O que a Síntese Reflexiva do Semestre? O que se aprende nessa escrita e na apresentação da Síntese? Que dificuldades envolveram esta escrita?

A síntese reflexiva é a reunião das aprendizagens do semestre. Neste conjunto, onde tudo cabe e se encontra estão as aprendizagens mais significativas das interdisciplinas. Esta síntese me ensina a refletir não apenas sobre o que aprendi, mas também sobre a forma como me organizo e organizo meus conhecimentos. É através dela que percebo a ligação que existe entre as interdisciplinas. A apresentação da síntese reflexiva é fundamental para a troca de aprendizagens, vivências e conhecimentos entre as colegas. Essa troca nos alimenta, nos estimula e nos inspira.Neste semestre, a maior dificuldade, além das normas da ABNT, foi o desafio de interligar conceitos das interdisciplinas. 

O texto é apresentado como uma construção de signos, que podem ser elaborados com auxílio das estruturas internas ou externas por um sujeito, para expressar o seu pensamento, suas opiniões, suas concepções, seus valores ou crenças, que surgem do processo de interação com outros sujeitos a partir da experiência num determinado tempo e contexto histórico. E se esse sujeito revela as suas interações por meio da escrita, é porque deseja se comunicar, ou seja, alguém para ler o comunicado (VYGOTSKY, 1987; BAKHTIN, 2000).

Referência: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina G. Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

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