O Eixo IV começou com a abordagem dos focos deste
semestre: O fortalecimento do Portfólio, dando ênfase para os aspectos da
autoria, referências, evidências e argumentos e também a sequência dos projetos
de aprendizagens. Em seguida retomamos a Síntese Reflexiva do Eixo III. Foram
levantadas questões importantes para discussões em grupos:
Qual o significado atual do Portfólio? Houve alguma mudança na sua
forma de entendê-lo e nas suas postagens? O que se aprende nessa escrita? Que
dificuldades envolvem esta escrita?
O portfólio tem sido minha principal fonte de
registros das aprendizagens do PEAD. Funciona para mim como uma bússola. É ele
quem me aponta o Norte. Procuro postar o que mais me impactou em cada
interdisciplina. Isto faz com que este material, com textos organizados e
compilados, se transforme no fio condutor da minha escrita para o Workshop. O
exercício desta escrita, tem feito com que eu busque qualificar cada vez mais minhas
postagens com argumentos, evidências e referências que mostrem a ligação entre
a teoria e a prática. Minha maior dificuldade tem sido conciliar o prazo para
postar e a vontade de aprofundar mais o assunto.
O que a Síntese Reflexiva do Semestre? O que se aprende nessa
escrita e na apresentação da Síntese? Que dificuldades envolveram esta escrita?
A síntese reflexiva é a reunião das aprendizagens
do semestre. Neste conjunto, onde tudo cabe e se encontra estão as
aprendizagens mais significativas das interdisciplinas. Esta síntese me ensina
a refletir não apenas sobre o que aprendi, mas também sobre a forma como me
organizo e organizo meus conhecimentos. É através dela que percebo a ligação
que existe entre as interdisciplinas. A apresentação da síntese reflexiva é
fundamental para a troca de aprendizagens, vivências e conhecimentos entre as
colegas. Essa troca nos alimenta, nos estimula e nos inspira.Neste semestre, a
maior dificuldade, além das normas da ABNT, foi o desafio de interligar
conceitos das interdisciplinas.
O
texto é apresentado como uma construção de signos, que podem ser elaborados com
auxílio das estruturas internas ou externas por um sujeito, para expressar o
seu pensamento, suas opiniões, suas concepções, seus valores ou crenças, que
surgem do processo de interação com outros sujeitos a partir da experiência num
determinado tempo e contexto histórico. E se esse sujeito revela as suas
interações por meio da escrita, é porque deseja se comunicar, ou seja, alguém
para ler o comunicado (VYGOTSKY, 1987; BAKHTIN, 2000).
Referência: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina G. Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Referência: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina G. Gomes. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
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