Na
interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação elaboramos mapas conceituais para
retratar nossas descobertas. É sempre interessante perceber a forma como cada
uma de nós organiza suas descobertas de aprendizagem. Essa construção do
conhecimento organizado em esquema é mais uma ferramenta de aprendizagem para
nossos alunos. O mapa conceitual que fiz baseado nas descobertas do projeto
Construtores da Natureza, realizado na turma do Maternal 2, da EMEI Tio
Barnabé, onde trabalho, nasceu do espanto das crianças ao encontrar um
formigueiro. As formigas foram o ponto de partida para o mundo paralelo que
existe no jardim e no pátio da escola. Depois vieram as abelhas, a lagarta, o
grilo, o caracol, a joaninha, o passarinho. Uma coisa levando a outra. Ao
organizarmos nossas descobertas desta forma, descobrimos um mundo de
possibilidades para aprofundar nossas investigações e até mesmo para
modificá-las. Podemos com nossos mapas construir e até mesmo desconstruir nosso
conhecimento sobre o assunto. Fazer um mapa conceitual é como arrumar a roupa
na mala para viajar, podemos acrescentar, retirar, modificar, reorganizar... Olhando
os mapas podemos perceber como nossas descobertas foram se conectando e sendo
construídas. Nossa intenção agora é utilizar os mapas conceituais que
construímos como forma de reforçar nossas aprendizagens e também como uma bússola
que possa nos apontar novos caminhos de pesquisa.
Olá katia,
ResponderExcluirMuito boa tua reflexão sobre mapa conceitual. Para ficar ainda melhor sugiro um embasamento teórico sobre o assunto.
Att,
Tutora Rocheli