domingo, 21 de maio de 2017

Uma bússola muitos caminhos

Na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação elaboramos mapas conceituais para retratar nossas descobertas. É sempre interessante perceber a forma como cada uma de nós organiza suas descobertas de aprendizagem. Essa construção do conhecimento organizado em esquema é mais uma ferramenta de aprendizagem para nossos alunos. O mapa conceitual que fiz baseado nas descobertas do projeto Construtores da Natureza, realizado na turma do Maternal 2, da EMEI Tio Barnabé, onde trabalho, nasceu do espanto das crianças ao encontrar um formigueiro. As formigas foram o ponto de partida para o mundo paralelo que existe no jardim e no pátio da escola. Depois vieram as abelhas, a lagarta, o grilo, o caracol, a joaninha, o passarinho. Uma coisa levando a outra. Ao organizarmos nossas descobertas desta forma, descobrimos um mundo de possibilidades para aprofundar nossas investigações e até mesmo para modificá-las. Podemos com nossos mapas construir e até mesmo desconstruir nosso conhecimento sobre o assunto. Fazer um mapa conceitual é como arrumar a roupa na mala para viajar, podemos acrescentar, retirar, modificar, reorganizar... Olhando os mapas podemos perceber como nossas descobertas foram se conectando e sendo construídas. Nossa intenção agora é utilizar os mapas conceituais que construímos como forma de reforçar nossas aprendizagens e também como uma bússola que possa nos apontar novos caminhos de pesquisa.






Um comentário:

  1. Olá katia,
    Muito boa tua reflexão sobre mapa conceitual. Para ficar ainda melhor sugiro um embasamento teórico sobre o assunto.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir