domingo, 17 de setembro de 2017

Filosofia da Ética na Educação

                         

O conhecimento filosófico tem como origem a capacidade de reflexão. Na interdisciplina de Filosofia da Educação fomos chamados a refletir sobre a ética, analisando diferentes abordagens e conceitos: Arte de viver x Arte de conviver; Pensamento x Ação; Individualidade x Coletividade; Fato X Interpretação; Ética x Moral; O eu x O outro; Teoria x Prática; Falar x Fazer; Diálogo x Ordem; Fala x Escuta; Educação x Doutrinação.
O texto “Ética a Aprendizagem na Arte de Viver,” de Nadja Hermann, nos fala essencialmente da arte de saber e aprender a viver. Utilizando ideias e pensamentos filosóficos conhecidos a autora sugere como a filosofia da educação pode ser trabalhada como a arte de viver. A filosofia pode auxiliar na formação ética por meio da reflexão em relação à própria vida, mas não no sentido de doutrinar a um modelo de comportamento ético moral pré-estabelecido. Não significa ignorarmos individualidades. A arte de viver e a filosofia misturam pensamento, emoção, sensibilidade, sentimento, história da memória e da pele. 
O aforismo "Conhece-te a ti mesmo", escrito na entrada da parede do templo de Delfos, construído em homenagem à Apolo, o deus grego do sol, da beleza e da h é um conselho para o homem. Apolo está a nos lembrar da importância do autoconhecimento para ser feliz e encontrar a harmonia e a felicidade na vida. Nadja traduz a arte do viver.
Márcia Tiburi também nos fala sobre ética e filosofia, mas através de outra abordagem, que é o significado e a tradução da ética em ação: "Ética é o que fazemos aos outros." Márcia nos lembra que para existir eu, tem que existir o outro e que respeitar o direito do outro é respeitar o meu  próprio direito. O vídeo é um chamado para a ética, no sentido de coletividade e convivência do individuo na sociedade. Em outras palavras: Todo mundo quer ser feliz, mas ninguém é feliz sozinho. É preciso conviver com os outros. Márcia Tiburi traduz a arte do conviver.
Individualidade e coletividade não são conceitos antagônicos. Viver e conviver são verbos e ações conjugados e compartilhados conjuntamente em nossa rotina como humanos. Nosso desafio como professores, está em provocar reflexão sobre essa relação entre o que é particular e singular e o que é social e coletivo. Essa reflexão constante é a essência da arte do viver e conviver. Muitas vezes, esquecemos que educar para moral é diferente de educar para a ética. impor regras de convivência é completamente diferente de conversar e refletir sobre.
Conhecer nossos alunos e respeitar suas singularidades pode ser o começo para educar para a ética, não apenas em pensamento, mas em transformação. A educação para a ética não pode ser traduzida como a obrigação para a ética. Não basta obrigar a fazer o que é certo. Nosso objetivo como professores deve ser o de educar para a compreensão, pensamento e ação do que é certo e bom para o eu e para o outro. A educação da ética não começa pela cobrança da ação e do resultado, começa pela autonomia, pelo respeito à identidade e à diversidade, pela escolha, começa pela liberdade já dizia Sartre:

"A liberdade é o fundamento de todos os valores." (Jean Paul Sartre)

Referências:
HERMANN, Nadja. Texto "A Aprendizagem na Arte de Viver."
TIBURI, Márcia. Vídeo "Ética e Filosofia.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário