
Inclusão é aprender junto sendo diferente
A história das pessoas com deficiência é uma história de preconceito, falta de oportunidades, negligência, omissão, exclusão, cegueira e surdez social, política e econômica. Conhecer a história é fundamental, não apenas para aprender sobre o passado, mas para compreender o presente e pensar sobre a escola que temos e a escola que queremos ter como espaço democrático e realmente inclusivo para todos os sujeitos.
É através da educação e dos movimentos de luta que
os invisíveis se tornam não apenas visíveis, mas parte real do fazer, do
pertencer e do ser. É fundamental que
nos apropriemos da questão da inclusão como um todo: história, legislação,
educação, movimentos de luta, realidade e transformação. Essa apropriação de
conhecimento passa pelo diálogo e pela discussão dos processos inclusivos nos
espaços escolares.
A inclusão faz parte da realidade escolar e na
escola inclusiva os alunos aprendem a conviver com as diferenças e valorizar potencialidades.
Nessas diferenças não estão incluídas apenas as crianças com deficiências, mas
as crianças discriminadas pelos preconceitos, excluídas das brincadeiras,
crianças sem auto estima, superdotados negligenciados. Nosso desafio é educar
para conviver com as diferenças, mas como educar para conviver com as
diferenças se nós também não fomos educados, nem temos formação para isso?
A história não aponta soluções, mas nos fornece
bagagem para seguir em frente e nos propõe reflexão sobre nosso pensar e fazer pedagógicos. Precisamos aprender a não
reduzir o aluno à sua deficiência. Cada aluno carrega dentro de si uma história
e particularidades que o tornam único. Mudar o nosso olhar, vendo primeiro o
aluno e depois a deficiência pode ser o primeiro passo para trabalhar com a inclusão
em sala de aula.
REFERÊNCIAS:
Vídeo: História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Encontrado no you tube: https://www.youtube.com/watch?v=oxscYK9Xr4M
Texto: História Geral do Atendimento à Pessoa com
Deficiência. Retirado de:
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia,
conceitos e legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues,
Elisandra André Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área
da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru:
MEC/FC/SEE, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário