“O
ser humano é o único capaz de apoderar-se do passado e apoderar-se
do futuro, de fazer ciência e refletir. Porque então, ensinamos os humanos como se fossem animais quaisquer
a serem domesticados?” (Fernando Becker)
O
vídeo “Escola - Mais Laboratório e Menos Auditório”, com a palestra do professor
Fernando Becker, nos fez pensar sobre a função e o objetivo da escola. Fernando
Becker nos faz refletir sobre a escola que é e a escola que pode ser. Sobre nosso
papel como professores. Sobre o que é mais importante ao educar, ensinar e
aprender.
A
escola auditório conjuga os verbos copiar e repetir, mudam os assuntos, mas não
muda o jeito de ensinar e aprender que é copiando e repetindo, repetindo e
copiando. O aluno é uma tábula rasa a quem cabe apenas aceitar o conteúdo que
lhe é transmitido. Este aluno não pensa, não questiona, não reflete, não
inventa, não transforma. O professor indignado com o retorno inexpressivo se
frustra, torna-se carrasco, cínico ou inanimado.
A
escola laboratório faz o oposto, conjugando os verbos interagir, indagar, experimentar,
tentar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar, transformar, refletir. O
professor deixa de ser o transmissor do conhecimento, de ser o único a emitir
conhecimento, de impor suas ideias e visão do mundo. Como resultado disso, este
professor que dialoga, intervem e toma consciência de seu papel. Os alunos da
escola laboratório são capazes de refletir, construir, compreender, transformar,
inventar, experimentar, experenciar, descobrir. A escola laboratório é
interpretação e descoberta e não repetição.
Quando
aquilo que aprendemos na universidade se torna real na universidade e em nossa
escola ao mesmo tempo, é como se todo o universo conspirasse a nosso favor. Ver a sua escola e a
sua universidade tornarem real a escola laboratório é algo que emociona. Fomos celebrar
com a EMEI Tio Barnabé, a chegada da primavera no planetário da UFRGS, que organizou
atividades de confraternização, aprendizagem e celebração para as crianças.
Celebrando o Equinócio da Primavera, viajamos pelas estrelas, entre constelações, que irão dizer que não foi miragem, não foi bobagem, festa do sol. Oficinas de ciências, natureza, sementes, vida, contação de história, infância. Sementes na terra, sementes em nós, sementes de aprendizagem, sementes de diversidade, sementes de primavera.
Referências:
Vídeo: Escola - Mais laboratório e Menos Auditório. Professor Fernando Becker. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário