domingo, 1 de outubro de 2017

Sementes de Aprendizagem


“O ser humano é o único capaz de apoderar-se do passado e apoderar-se do futuro, de fazer ciência e refletir. Porque então, ensinamos os humanos como se fossem animais quaisquer a serem domesticados?”                                                                (Fernando Becker)

O vídeo “Escola - Mais Laboratório e Menos Auditório”, com a palestra do professor Fernando Becker, nos fez pensar sobre a função e o objetivo da escola. Fernando Becker nos faz refletir sobre a escola que é e a escola que pode ser. Sobre nosso papel como professores. Sobre o que é mais importante ao educar, ensinar e aprender.
A escola auditório conjuga os verbos copiar e repetir, mudam os assuntos, mas não muda o jeito de ensinar e aprender que é copiando e repetindo, repetindo e copiando. O aluno é uma tábula rasa a quem cabe apenas aceitar o conteúdo que lhe é transmitido. Este aluno não pensa, não questiona, não reflete, não inventa, não transforma. O professor indignado com o retorno inexpressivo se frustra, torna-se carrasco, cínico ou inanimado.
A escola laboratório faz o oposto, conjugando os verbos interagir, indagar, experimentar, tentar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar, transformar, refletir. O professor deixa de ser o transmissor do conhecimento, de ser o único a emitir conhecimento, de impor suas ideias e visão do mundo. Como resultado disso, este professor que dialoga, intervem e toma consciência de seu papel. Os alunos da escola laboratório são capazes de refletir, construir, compreender, transformar, inventar, experimentar, experenciar, descobrir. A escola laboratório é interpretação e descoberta e não repetição.
Quando aquilo que aprendemos na universidade se torna real na universidade e em nossa escola ao mesmo tempo, é como se todo o universo conspirasse a nosso favor. Ver a sua escola e a sua universidade tornarem real a escola laboratório é algo que emociona. Fomos celebrar com a EMEI Tio Barnabé, a chegada da primavera no planetário da UFRGS, que organizou atividades de confraternização, aprendizagem e celebração para as crianças. 
Celebrando o Equinócio da Primavera, viajamos pelas estrelas, entre constelações, que irão dizer que não foi miragem, não foi bobagem, festa do sol. Oficinas de ciências, natureza, sementes, vida, contação de história, infância. Sementes na terra, sementes em nós, sementes de aprendizagem, sementes de diversidade, sementes de primavera.

Referências: 
Vídeo: Escola - Mais laboratório e Menos Auditório. Professor Fernando Becker. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário