sexta-feira, 31 de maio de 2019

Comida Geométrica

           Utilizando frutas que faziam desenhos geométricos criei uma instalação que serviu como estímulo para o consumo de frutas entre as crianças e para trabalhar as formas geométricas. Sobre o papel alumínio estendido no centro da mesa, fiz esculturas de frutas. Em torno destas esculturas acrescentei figuras geométricas em madeira. Dividi as crianças em três grupos. A instalação precisou ser feita três vezes.

              As crianças não eram obrigadas a comer, nem a fazer esculturas com as frutas e nem mesmo a falar sobre geometria. Tudo aconteceu de forma natural. "Olha é um quadrado de laranja." "Mas a laranja é redonda." "Aqui é um sol de melancia." "Eu acho que é triângulo a melancia." "Eu posso só comer o triângulo?" "Tu quer comer melancia." "Eu vou fazer um redondo com a casca da laranja." "Eu fiz uma miniatura de triângulo de melancia." "Isso é um sol redondo de banana." "É um círculo." "É pra comer ou pra fazer quadrado em prof?" "Primeiro a gente come e depois a gente faz." "Bem legal essa comida." "Eu fiz um redondo que virou quadrado, que virou não sei, mas acho que tudo." "Eu vou fazer com a casca da laranja." 

           Relendo minhas postagens anteriores encontrei esta reflexão Espaço e Forma nos Anos Iniciais, feita em novembro de 2018, sobre o Ensino da Geometria nos Anos Iniciais. O texto fala sobre o aprendizado da Geometria e sua ligação com o desenvolvimento das habilidades da criança: de visualização, de raciocínio, de lógica, de aspectos físicos, de organização de espaço, de localização, de aplicar conhecimentos adquiridos, de generalizar, de analisar, de esquematizar, de inferir, de formular hipóteses, de deduzir, de refletir e de argumentar.

          Continuo acreditando que aprender Geometria é mais do que aprender conceitos e formato de figuras. É uma maneira de aprender sobre o mundo porque a Geometria está em toda a parte, na comida também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário