sexta-feira, 31 de maio de 2019

Mapa das Almofadas

Dividi as crianças em pequenos grupos. Cada grupo recebeu um Mapa da Almofada. No lugar do tesouro teriam que encontrar suas almofadas. Foi extremamente interessante perceber como cada grupo se organizou e organizou essa busca. O primeiro grupo ficou com o mapa da casinha e rapidamente encontrou as almofadas seguindo o desenho do mapa, que representava não apenas  a localização final, mas uma pista importante: os túneis de concreto que estavam mapeados. Achando os túneis  o grupo encontrou a casinha. 



O segundo grupo discutiu bastante para que lado seguia: esquerda ou direita. Também pelo desenho sabiam que tinham de encontrar um trem, mas onde estaria este trem? As crianças lembraram que havia um trem no pátio do Berçário 1, visitado no início da semana. Seguindo a pista do portão de ferro também encontraram o que buscavam.

                                           




O terceiro grupo, foi o que mais discutiu para encontrar a solução de caminho. O líder do grupo sugeria seguir para as árvores do pátio do Berçário 2 porque o desenho mostrava uma árvore cheia de folhas. Já estavam quase seguindo esta orientação quando um dos exploradores percebeu que a árvore set ratava de uma bananeira. "Mas como tu sabe que é uma bananeira?" "Mas olha aqui: tem bananas no desenho. Tá vendo? É banana sim."  Todos concordaram e seguiram na direção da bananeira onde encontraram as almofadas e celebraram não apenas embaixo das folhas de bananeira, mas com uma deliciosa guerra de travesseiro. Interessante também foi ver o líder do grupo revendo o mapa para entender porque não tinham percebido antes o caminho certo a seguir: "Olha aqui a gente não viu a pista do brinquedão. Tem que prestara tenção no mapa né?"






O quarto grupo foi o mais unido da hora de resolver o destino. Sabiam que tinham de achar uma porta grande azul e sabiam exatamente onde ela estava. Em poucos minutos, chegaram até a porta de entrada da escola e dobrando na direção do jardim também desenhado no mapa comemoraram a conquista.






A proposta do "Mapa das Almofadas", fez com que eu retomasse a postagem Desenhar para Mapear, de outubro de 2016 onde falo sobre a importância do desenho para que as crianças aprendam sobre os espaços que as cercam e o mundo. Ensinar a ler o mundo é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares e os símbolos dos mapas, conseguindo identificar as paisagens e os fenômenos cartografados e atribuir sentido ao que está escrito. 

De acordo com Castrogiovanni (2006): "Não é possível aprendermos sobre o espaço somente com figuras penduradas em sala de aula e com livros didáticos que apresentam conotações de locais específicos. A análise da realidade social através da escola só é possível quando respeitamos o imaginário, a fantasia, a identidade, a origem, as particularidades, inclusive as subjetividades de quem aprende."



Referências:
DOIN DE ALMEIDA, Angela. Do Desenho ao Mapa:Indicação Cartográfica na Escola. Ed. Contexto.
PASSINE, Elza e DOIN DE ALMEIDA, Angela: O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. Ed. Contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário