sexta-feira, 31 de maio de 2019

Quanto Tempo o Tempo Tem

A EMEI Tio Barnabé adotou o Educandário São João Batista, instituição filantrópica, localizada no Bairro Ipanema, zona sul de Porto Alegre, criada em 1939 para atender crianças portadoras de Poliomielite. Hoje, o educandário atende  gratuitamente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas para promover a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando-lhes tratamento adequado e educação, objetivando sua melhor qualidade de vida e capacitação como cidadão. Nossa forma de contribuir é separando tampinhas por cor com o "tampinha Legal": As tampinhas são vendidas por quilo revertendo em recursos financeiros que contribuem nas despesas de funcionamento da instituição. 




A proposta envolve dessa forma uma aprendizagem que inclui a solidariedade, o olhar para o outro e as crianças do Jardim A estão bastante envolvidas com esta questão porque sabem que existem crianças que dependem de nossa ajuda e colaboração. Elaborei um relógio de sol feito com papel alumínio, tampinhas, garrafas de cinco litros de água e tiras de papel colorido. O coelho da história da Alice está sempre apressado, correndo contra o tempo, pois para ele sempre é tarde. Quando viram o relógio, as crianças perguntaram pelo coelho e chegaram à conclusão de que ele não pode esperar para brincar com elas, mas será que foi ele então que deixou o relógio? 


                                                                   
                                                                                       


Cada ponta do relógio foi enchida por uma cor diferente de tampinha e e essa classificação por cor aconteceu com tanta rapidez e agilidade que ainda sobrou tempo para separar as tiras de papel colorido e organizar a sala, deixando tudo limpinho para nossa visita surpresa: Nada mais nada menos do que o Gato Sorriso, trazido pela professora Marta, Diretora de escola. Num piscar de olhos, o Gato Sorriso roubou a cena e já era tarde demais para o coelho. Quanto tempo o tempo tem? O tempo temo tempo do brincar, do carinho, do sorriso, da alegria de estar junto e descobrir a si mesmo, ao mundo e ao outro.


                                                                  



O envolvimento e alegria das crianças durante a proposta me fez recordar a postagem Quem tem medo de Matemática, publicada em abril de 2016. Me perguntava na época e ainda me pergunto: de que forma nós educadores podemos tornar o ensino da Matemática mais interessante e vivo para nossos alunos? Se é na Educação Infantil que tudo começa é preciso desafiar o pensamento da criança, dando oportunidades para que ela estabeleça relações entre os objetos, comparando-os, separando-os, ordenando-os por classificação e seriação. As crianças se interessam pela quantificação das coisas, especialmente quando é significativo para elas. O professor não pode esquecer que a criança aprende do seu jeito e  com lógica  própria. É fundamental que o professor aprenda a respeitar e interpretar essa lógica.



Referências:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.
RANGEL, Ana Cristina S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

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