Em outubro de 2017 fiz a
postagem “Sementes de Aprendizagem", onde uso uma visita da EMEI Tio Barnabé ao Planetário, como pano de fundo, para falar sobre as diferenças entre a escola auditório e a
escola laboratório, tema da palestra do professor Fernando Becker “- Escola –
Mais Laboratório e Menos Auditório”, sobre a função e o objetivo da escola.
A escola laboratório
conjuga basicamente os verbos repetir e copiar. Neste modelo de escola, que
infelizmente se repete continuamente, o aluno se torna incapaz de pensar,
decidir, transformar, questionar, inventar, decidir e refletir.
A escola laboratório ao
contrário conjuga diferentes verbos e possibilidades: interagir, indagar,
sentir, cooperar, descobrir, construir, compreender, experenciar, tentar, ultrapassar,
transformar e refletir. A escola laboratório é descoberta e não repetição.
A postagem também é uma
reflexão sobre o papel do professor, que pode escolher: ser um mero transmissor
de conhecimento ou um professor mediador e reflexivo. O professor precisa saber
que verbos pretende conjugar com seus alunos.
A reflexão me fez lembrar de
uma música dos Titãs “Flores”, cuja letra diz que“as flores de plástico não
morrem”. Não morrem porque não são de verdade, porque não se arriscam. Não se arriscam porque não têm vida. Para
termos uma educação de qualidade é preciso arriscar.
Referências:
Vídeo: Escola - Mais
laboratório e Menos Auditório. Professor Fernando Becker. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
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