sábado, 30 de novembro de 2019

O começo da Ética pela Liberdade



Na postagem Filosofia da Ética na Educação, publicada em 17 de setembro de 2017, falo sobre conceitos de individualidade e coletividade. A postagem é uma reflexão sobre o conceito de ética e a forma como tratamos esta questão na educação na Educação.
Individualidade e coletividade não são conceitos antagônicos. Viver e conviver são verbos e ações conjugados e compartilhados conjuntamente em nossa rotina como humanos. Nosso desafio como professores está em provocar reflexão sobre essa relação entre o que é particular e singular e o que é social e coletivo. Essa reflexão constante é a essência nessa arte do viver e conviver. Muitas vezes, esquecemos que educar para a moral é diferente de educar para a ética. Impor regras de convivência é completamente diferente de conversar e refletir sobre. Conhecer nossos alunos e respeitar suas singularidades pode ser o começo para educar para a ética não apenas em pensamento, mas em transformação. A educação para a ética não pode ser traduzida como a obrigação da ética. Não basta obrigar a fazer o que é certo. Nosso objetivo como professores deve ser o de educar para a compreensão, pensamento e ação do que é certo e bom para o eu e para o outro. A educação da ética não começa pela cobrança da ação e do resultado, começa pela autonomia, pelo respeito à identidade e à diversidade, pela escolha, começa pela liberdade já dizia Sartre:
“A liberdade é o fundamento de todos os valores.” (Jean Paul Sartre)

Referências:
HERMANN, Nadja. Texto “A Aprendizagem na Arte de Viver.”
TIBURI, Márcia. Vídeo “Ética e Filosofia.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário