domingo, 13 de dezembro de 2015

Aprender, refletir e sintetizar


Meu pai, que era professor de História e técnico em educação da antiga FEBEM e atual Fase, tinha um dicionário enorme de capa preta. Todos os dias, nós," os três filhos de Saul ", não éramos obrigados a comer um ovo cru para aprendermos a cantar melhor, mas tínhamos uma tarefa diária, cobrada pelo professor Saul, depois da janta , no final do dia: Encontrar uma palavra desconhecida no dicionário e fazer dela uma palavra conhecida.  Sim... Embora pareça uma lenda urbana hoje, houve um tempo em que, o final do dia para as crianças era depois da janta. Foi assim que comecei fazendo minha síntese reflexiva de aprendizagens, procurando entender o que significa fazer uma síntese de aprendizagens. 
Sintetizar significa condensar, resumir, sumarizar, compendiar, juntar. Refletir significa pensar, cogitar, ponderar, raciocinar. Aprendizagem quer dizer, estudo, aprendizado, aquisição, conhecimento. Para fazer uma síntese de aprendizagens dos conteúdos de todas as interdisciplinas deste semestre, eu teria que refletir sobre tudo que aprendi no curso do Pedagogia a Distância até agora e resumir essa aprendizagem, de forma que esse conteúdo reunido retratasse a história dessa contrução. O trabalho deveria conter ainda relatos, questionamentos e vivências dessa aprendizagem no meu trabalho como educadora.
Pensei que não haveria café suficiente no mundo para me manter acordada, duvidei de mim e do que havia conseguido aprender, minhas ideias me abandonavam, o cansaço me dominava, o medo de não conseguir, o prazo apertado, as oito horas de trabalho na EMEI, que são na verdade, no mínimo nove, o vestibular do filho, a casa, minhas dúvidas sobre a forma e o formato do trabalho... O portal do envio fechado pontualmente, quando eu tentava enviar... Meu desespero enviando email para Deus e o mundo. Só depois de conseguir enviar meu trabalho pude relaxar. Relaxar significa repousar, abrandar, atenuar, moderar... 

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml

3 comentários:

  1. Olá Kátia!
    Gostei bastante da tua postagem... Uma leitura que parte de uma ilustração e começa com um relato que envolve prendendo a atenção do leitor.
    Considero-a como qualificada por apresentar argumentos e evidências claras.
    Abraço, Josiana

    ResponderExcluir
  2. Olá Katia. Que agradável ler o teu texto. Parece uma crônica com mensagem de esperança... É um relato com premissas verdadeiras, pois contam tua história embasando tua aprendizagem (aprender, refletir, sintetizar). Mesmo não tendo citações de autores ou referências, tua postagem defendeu uma ordem natural de ideias, justificando teus valores de vida e a importância de um conhecimento mais objetivo da tarefa proposta antes de realizá-la. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Katia!
    Não há no mundo satisfação maior do que o aprender, mesmo que nos desacomode e isto tem te feito bem, mesmo que embora te desespere algumas vezes!!!
    Continue...
    Abraços

    ResponderExcluir