sábado, 12 de dezembro de 2015

Retrato da Escola




No início, achei que seria muito fácil fazer o retrato da escola. Gosto de escrever, gosto de fotografar, gosto de observar... Tudo isso para mim é e sempre foi prazeroso. Mas sendo eu, uma criatura jurássica em tecnologia, não demorei muito para perceber que, entre o que eu pensava em escrever e publicar e o que o meu domínio da ferramenta me permitia fazer, existia uma distância sheakesperiana entre o céu e a terra. As primeiras noções, dadas na aula do Campus não foram suficientes para essa dinossaura que vos escreve, foi preciso uma tarde de sexta feira na Faced (entrando pela noite), com aula pratica exclusiva( por pura sorte), para que eu conseguisse desvendar os mistérios do PBworks. Devo dizer que não vou fingir falsa modéstia. Antes do cair da tarde, já estava ajudando uma colega mais aflita do que eu no "Código do PBworks".
Vencida esta etapa, tudo o que se disser sobre librianos , suas dúvidas e sua capacidade de decidir é pouco. Fiz e refiz as páginas deste trabalho sem nunca estar satisfeita. Alterei o tamanho das fotos, mudei o texto, troquei legendas, tamanho de letras, acrescentei páginas, inseri links, textos, páginas, mapas e vídeos com o propósito de retratar a escola aonde trabalho. Retratar para mim não é apenas registrar o que se vê num primeiro momento. Eu não queria retratar o óbvio. Eu queria que todos que vissem esse trabalho pudessem ver a EMEI TIO BARNABÉ através dos meus olhos.
Toda a escola tem suas mazelas. Nosso dia a dia na Emei Tio Barnabé não é exceção. Temos horários rígidos, temos limitações, temos exigencias a cumprir, conflitos entre colegas e com as famílias, tempos sem tempo... Às vezes, nossas intenções e propostas perdem terreno para o cansaço e para a decepção com o sistema, mas ainda assim, estamos tentando fazer uma escola diferente. Acredito que o nosso trabalho como educadoras pode fazer essa diferença. Em cada coisa que ensino e aprendo, eu percebo uma escola viva que respira e inspira mudanças. Foi essa escola que eu retratei aqui. É assim que eu vejo a escola.
Espero que eu tenha conseguido atingir meu objetivo e que os colegas, tutores, coordenadores e professores do PEAD consigam conhecer um pouco da EMEI TIO BARNABÉ, das nossas práticas diárias e da proposta de Educação Infantil em que acreditamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário