Meu primeiro dia de estágio na turma do JA na EMEI Tio Barnabé. A instalação “A surpresa das coisas que já conhecemos”, inspirada na obra "A Soma dos Dias" do artista Carlito Carvalhosa é uma grande brincadeira de descoberta. Um labirinto de surpresas e ao mesmo tempo um labirinto de reconhecimento do que sabemos das coisas, do saber do outro, de possibilidades, de um tempo que não cabe nele.
“Quanto tempo dura o eterno perguntou Alice ao coelho?” “Às vezes apenas um segundo.” Quanto tempo dura o eterno para as crianças na Educação Infantil? O tempo do eterno é o tempo das “coisas que significam” para elas. É um tempo dentro delas. As crianças medem o tempo de modo diferente. É um relógio que bate do lado esquerdo do peito e passa por todos os sentidos do corpo, ativando cada pensamento e reação. É um tempo de olhar, tocar e sentir. Quanto tempo dura o eterno para a criança? “Às vezes apenas um segundo.”
“Minha nossa!!! Isso é muito, muito, muito legal.” “ Isso tá parecendo um caça-fantasmas.” “Olha isso : Um tesouro.” “São pedras.” “Pedras de vidro.” “Estamos ricos.” “Eu vou fazer arroz.” “Melhor fazer arroz e feijão.” “Mas o que é isso?” “Eu sei: É um ritual.” “Um ritual?” “Sim, tenho certeza. São pedras da lua.” “E isso aqui?” “Não queima.” “Não queima?” “Uma vela que não tem fogo.” “Não tem fogo e acende.” “Como é que pode?” “É porque é uma vela mágica né?” “Pedra em cima das folhas. Parece estrada.” “Que bagunça. Eu vou arrumar tudo.” “Eu to me vendo no espelho.” “Eu também to te vendo.” “Tá todo mundo vendo.” “Olha a luz no teto.” “Dá pra ver com a lanterna.” “Isso daqui a minha mãe usa pra prender roupa.” “Uma estrada de balões.” “E isso?” “ É canudinho.” “É pra beber?” “Será?” “Não sei.” “Tu viu? A bandeja é um espelho.” “ Eu queria colar as pedrinhas pra sempre.” “Eu não queria sair daqui nunca mais.” “Eu te amo prof. Kátia .” Quanto tempo durou o eterno pra prof. Kátia? Às vezes durando até agora.
Esse início, tão prazeroso e gratificante me fez pensar em uma postagem que fiz em outubro de 2016: O Tempo no Espaço Escolar que fala sobre a contradição que existe entre o tempo imposto pelas rotinas da escola e a educação. Acreditava na época e ainda acredito que aquilo que fazemos e propomos como professores pode ressignificar este tempo. É o tempo da escola que determina nossas ações ou somos nós que fazemos o tempo na escola? Pensemos nos objetivos da Educação Infantil e no tempo que podemos construir, reconstruir e ressignificar. O questionamento feito em 2016 persiste: Quem faz a escola e para quem é feita a escola?
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