terça-feira, 30 de abril de 2019

Observação o início

                                                                     
                             

Minha observação da turma foi de apenas 4 dias. No início, sentia uma segurança inabalável em relação à isto, o que me fez lembrar de uma postagem feita  em 22 de abril de 2017 "Projetar com quem", que fala sobre a importância de conhecer a turma em que será realizado o projeto. Relendo a postagem, percebo que ainda acredito que é importante ter conhecimento sobre a turma, mas realmente como já havia escrito na reflexão anterior, não existe receita infalível para se fazer um projeto. O fato de já conhecer a turma em que farei estágio não é garantia de nada. Porque as crianças mudam o tempo todo. Crianças são seres em constante transformação. No entanto, acredito que ao optar por uma Arquitetura de Jogos Pedagógicos, com instalações que ao mesmo tempo em que acolhem, provocam também conhecimento, interações, descobertas, aprendizagens, troca de conhecimento e novas curiosidades, estou optando por possibilidade ao invés de definir o interesse das crianças em uma única direção.
Usando a Arte como inspiração, minha intenção é criar instalações que acrescentem novos elementos, brincadeiras e desafios. Serão instalações semanais que vão inspirar outras propostas. Uma arquitetura de jogos que tenha por premissa assegurar os direitos fundamentais destacados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular): Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Que garanta diferentes campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Proponho a articulação de diferentes linguagens para proporcionar uma experiência plena e potente para as 23 crianças do Jardim A, da EMEI Tio Barnabé, onde vou realizar meu estágio.  Planejo mobilizar explorações, investigações, descobertas e encantamentos. Fazer espaços que falam com elas e que serão construídos junto com elas. A proposta envolverá tecnologias digitais, arte, fotografia e literatura que serão associados a contextos potentes. 

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