Fiz esse exercício de
Consciência fonológica com a turma do Jardim B. Estavam presentes dezoito
crianças ,das vinte e três da turma.
Chamada Mandala
Primeiro, fizemos uma
Chamada Mandala. A Mandala, seu significado e diferentes
interpretações, já foram trabalhados pela turma. Por isso, eles adoram tudo que
se refere à mandalas. Fizemos uma roda deitados no chão. Braços e pernas
abertos, para encostar nos amigos. Com as cortinas e olhos fechados começamos a
brincar. Primeiro, pedi que as crianças fizessem silêncio... Comecei,
tocando um por um na roda e cada criança dizia seu nome baixinho. Depois sugeri
que cada um respondesse ao meu toque falando o nome em voz alta. Por fim,
repeti o nome de todos, que ainda deitados, foram convidados a pensar nas
partes do seu nome.
Bo-La na Ro-da
Num segundo momento, com as
crianças sentadas e já de olhos abertos propus abrir as cortinas e prosseguir
com a brincadeira. Elas toparam e nós passamos à bola na roda. Cada um que
pegava a bola de fisioterapia, tinha que sentar nela e dizer seu nome inteiro.
Depois, tentar dividir seu nome em partes. Cada parte correspondendo a um pulo
na bola sentado. EX: PAULO: Pau-lo (dois pulos, um para cada sílaba). Terminado
o exercício, cada um escolhia o próximo participante. Foi extremamente
interessante para eles brincar assim. Percebi que a maioria conseguiu separar
seu nome corretamente. Os poucos que não conseguiram foram ajudados pelos
colegas. De tal forma, que todos ficaram satisfeitos no final. Eu fui convidada
por eles a separar o meu nome também e fingi ter dificuldade. Todos me
ajudaram. As crianças chegaram a conclusão de que pode ser difícil, mas também
pode ser divertido separar as sílabas. “Depende do jeito que a gente fala.” “Se
a gente falar de um jeito pode aumentar as partes né prof?” “Mas se tiver bola
é tri.” “Mas tem letra que é difícil de separar porque gruda.” “Gruda mesmo.”
Risadas que fazem meus dias valerem à pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário