domingo, 25 de outubro de 2015

Bo-la na Ro-da

Fiz esse exercício de Consciência fonológica com a turma do Jardim B. Estavam presentes dezoito crianças ,das vinte e três da turma. 

Chamada Mandala
Primeiro, fizemos uma Chamada Mandala.  A Mandala, seu significado e diferentes interpretações, já foram trabalhados pela turma. Por isso, eles adoram tudo que se refere à mandalas. Fizemos uma roda deitados no chão. Braços e pernas abertos, para encostar nos amigos. Com as cortinas e olhos fechados começamos a brincar. Primeiro, pedi que as crianças fizessem  silêncio... Comecei, tocando um por um na roda e cada criança dizia seu nome baixinho. Depois sugeri que cada um respondesse ao meu toque falando o nome em voz alta. Por fim, repeti o nome de todos, que ainda deitados, foram convidados a pensar nas partes do seu nome.



Bo-La na Ro-da
Num segundo momento, com as crianças sentadas e já de olhos abertos propus abrir as cortinas e prosseguir com a brincadeira. Elas toparam e nós passamos à bola na roda. Cada um que pegava a bola de fisioterapia, tinha que sentar nela e dizer seu nome inteiro. Depois, tentar dividir seu nome em partes. Cada parte correspondendo a um pulo na bola sentado. EX: PAULO: Pau-lo (dois pulos, um para cada sílaba). Terminado o exercício, cada um escolhia o próximo participante. Foi extremamente interessante para eles brincar assim. Percebi que a maioria conseguiu separar seu nome corretamente. Os poucos que não conseguiram foram ajudados pelos colegas. De tal forma, que todos ficaram satisfeitos no final. Eu fui convidada por eles a separar o meu nome também e fingi ter dificuldade. Todos me ajudaram. As crianças chegaram a conclusão de que pode ser difícil, mas também pode ser divertido separar as sílabas. “Depende do jeito que a gente fala.” “Se a gente falar de um jeito pode aumentar as partes né prof?” “Mas se tiver bola é tri.” “Mas tem letra que é difícil de separar porque gruda.” “Gruda mesmo.” Risadas que fazem meus dias valerem à pena. 

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