terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Serpente das Vogais

Achei sensacional o material disponibilizado sobre os aspectos neurológicos da aprendizagem. Eu sei muito pouco sobre o assunto e gostei muito de saber sobre como maximizar a atenção e as emoções positivas da criança pode ampliar as aprendizagens. Por isso, no nosso dia a dia, precisamos planejar e executar atividades que envolvam a atenção e o prazer da criança. Usar esses ingredientes é essencial na alfabetização. Atividades em que a criança se sinta capaz, tenha êxito. Cabe ao professor propor essas atividades. Atenção e prazer estão muito associados à música e a jogos. Na educação infantil, o brincar e o aprender andam juntos. Essa brincadeira, mistura a música da serpente, que é bem conhecida das crianças com o aprendizado das vogais. É como um trenzinho, mas para fazer parte do rabo da serpente, tem que dizer uma palavra que comece com a letra A e só depois passar por baixo das pernas de todo mundo. Depois, numa segunda rodada, para entrar no rabo da serpente, tem que dizer uma palavra com a vogal E, e assim por diante. É divertido porque as crianças não podem soltar o rabo da serpente e aprendem a brincar em equipe. Tudo fica ainda mais divertido, quando a professora aparece com uma serpente gigante de pano. Todos dependem uns dos outros para a brincadeira dar certo.

"-Eu perdi o rabo." "-Então me segura." "-Acabô e agola?" "-Pega a minha mão."

“Quando a criança desenha ou canta, ela representa algo que lhe chamou a atenção. A criança canta uma música de que gosta, cujo texto lhe diz algo ou significa alguma coisa importante para ela.” (Prosser, 2003, pag.2)                         

Um comentário:

  1. Oi Katia,
    Coisa boa ver teu entusiasmo com tuas novas aprendizagem.
    Bjo
    Rocheli

    ResponderExcluir