Achei sensacional o material
disponibilizado sobre os aspectos neurológicos da aprendizagem. Eu sei muito
pouco sobre o assunto e gostei muito de saber sobre como maximizar a atenção e
as emoções positivas da criança pode ampliar as aprendizagens. Por isso, no nosso dia a dia, precisamos planejar e
executar atividades que envolvam a atenção e o prazer da criança. Usar esses
ingredientes é essencial na alfabetização. Atividades em que a criança se sinta
capaz, tenha êxito. Cabe ao professor propor essas atividades. Atenção e prazer estão
muito associados à música e a jogos. Na
educação infantil, o brincar e o aprender andam juntos. Essa brincadeira,
mistura a música da serpente, que é bem conhecida das crianças com o
aprendizado das vogais. É como um trenzinho, mas para fazer parte do rabo da
serpente, tem que dizer uma palavra que comece com a letra A e só depois passar
por baixo das pernas de todo mundo. Depois, numa segunda rodada, para entrar no
rabo da serpente, tem que dizer uma palavra com a vogal E, e assim por diante.
É divertido porque as crianças não podem soltar o rabo da serpente e aprendem a
brincar em equipe. Tudo fica ainda mais divertido, quando a professora aparece com uma serpente
gigante de pano. Todos dependem uns dos outros para a brincadeira dar certo.
"-Eu perdi o rabo." "-Então me segura." "-Acabô e agola?" "-Pega a minha mão."
“Quando a criança desenha ou canta, ela representa algo que lhe chamou a atenção. A criança canta uma música de que gosta, cujo texto lhe diz algo ou significa alguma coisa importante para ela.” (Prosser, 2003, pag.2)
“Quando a criança desenha ou canta, ela representa algo que lhe chamou a atenção. A criança canta uma música de que gosta, cujo texto lhe diz algo ou significa alguma coisa importante para ela.” (Prosser, 2003, pag.2)
Oi Katia,
ResponderExcluirCoisa boa ver teu entusiasmo com tuas novas aprendizagem.
Bjo
Rocheli