Existem quatro
tipos de conhecimento envolvidos no processo de aprendizagem: Conhecimento
físico, conhecimento motor, conhecimento lógico e conhecimento social. Pensando
numa atividade que reunisse todos esses conhecimentos, escolhi uma
“contação.” Todos nós temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos... Foi dessa necessidade humana que
surgiu a literatura, do desejo de ouvir e contar para compartilhar. Eu adoro
contar histórias para as crianças. Elas sabem disso e sabem que quando eu conto
histórias, as faço entrar dentro delas...
Prof. conta uma história
“Prof. conta uma história legal.” “É... Daquelas
!” “Com muita coisa legal! ” “ É ... Uma história legal com muita coisa
legal.” “A do Peter Pan!!!” “ÉEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!”
E foi assim, atendendo à pedidos, que
levei minha sacola de histórias para o Maternal 2. Sentadas na Hora da
Roda, elas não apenas ouviram a história, mas entraram dentro dela,
participando ativamente da “contação”. O que pode ser melhor que ouvir
história? Ouvir história e entrar dentro dela.
Conhecimento
físico: As crianças
tocam e manipulam os diversos objetos da história que passam de um para outro:
O boneco do Peter Pan, o crocodilo TIC TAC, a concha das sereias, o céu
estrelado de pano, a lagosta e seu filhote, a pequena espada do Peter Pan, o
livro da história...
Conhecimento
motor: As crianças imitam
as sereias cantando, correm dos piratas batendo os pés, do crocodilo batendo os
braços e nadando bem rápido, imitam o movimento do crocodilo dentro e fora da
água. Sentam com os índios e tentam reproduzir o modo índio de se comunicar e
dançar, voam como o Peter Pan, com a Sininho e os meninos da Terra do Nunca.
Depois de ganharem o pozinho de pirlimpimpim, é claro.
Conhecimento
Social: Enquanto
participam da história, as crianças falam de si mesmas, da história, dos
elementos apresentados, ouvem os colegas, conversam, enriquecem seu vocabulário
e o conhecimento de si, do outro e do mundo: “Eu adoro essa história.” “Mas eu
não gosto do Gancho.” “É o barulho do mar. Que legal!” “Será que tem seleia
dentro da concha?” “ Eu tenho uma concha. Peguei no mar.” “É lindo o
mar.” “A Terra do Nunca é muito longe?” “O crocodilo morde?”
Conhecimento
lógico: Distribuo os
materiais novamente e peço a cada criança que conte uma parte da história com o
objeto que pegou: “Daí o Pete Pan voou, voou assim ó. Ele cantava uma música.
Todo mundo junto...” “O cocodinho fazia tic tac, tic tac , daí o Capitão Gancho
tinha medo né prof.?” “ As sereias moram no mar. Lá no mar tem concha. E
na concha também tem o mar. Né prof?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário