quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Entrando na História

                                                                            
Existem quatro tipos de conhecimento envolvidos no processo de aprendizagem: Conhecimento físico, conhecimento motor, conhecimento lógico e conhecimento social. Pensando numa atividade que reunisse todos esses conhecimentos, escolhi uma “contação.” Todos nós temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos... Foi dessa necessidade humana que surgiu a literatura, do desejo de ouvir e contar para compartilhar. Eu adoro contar histórias para as crianças. Elas sabem disso e sabem que quando eu conto histórias, as faço entrar dentro delas...

                                               
Prof. conta uma história
“Prof. conta uma história legal.” “É... Daquelas !” “Com muita coisa legal! ”  “ É ... Uma história legal com muita coisa legal.” “A do Peter Pan!!!” “ÉEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!”
E foi assim, atendendo à  pedidos,  que levei minha sacola de histórias para o Maternal  2. Sentadas na Hora da Roda, elas não apenas ouviram a história, mas entraram dentro dela, participando ativamente da “contação”. O que pode ser melhor que ouvir história? Ouvir história e entrar dentro dela.
Conhecimento físico:  As crianças tocam e manipulam os diversos objetos da história que passam de um para outro: O boneco do Peter Pan, o crocodilo TIC TAC, a concha das sereias, o céu estrelado de pano, a lagosta e seu filhote, a pequena espada do Peter Pan, o livro da história...
Conhecimento motor: As crianças imitam as sereias cantando, correm dos piratas batendo os pés, do crocodilo batendo os braços e nadando bem rápido, imitam o movimento do crocodilo dentro e fora da água. Sentam com os índios e tentam reproduzir o modo índio de se comunicar e dançar, voam como o Peter Pan, com a Sininho e os meninos da Terra do Nunca. Depois de ganharem o pozinho de pirlimpimpim, é claro.
Conhecimento Social:  Enquanto participam da história, as crianças falam de si mesmas, da história, dos elementos apresentados, ouvem os colegas, conversam, enriquecem seu vocabulário e o conhecimento de si, do outro e do mundo: “Eu adoro essa história.” “Mas eu não gosto do Gancho.” “É o barulho do mar. Que legal!” “Será que tem seleia dentro da concha?”  “ Eu tenho uma concha. Peguei no mar.” “É lindo o mar.” “A Terra do Nunca é muito longe?” “O crocodilo morde?”
Conhecimento lógico: Distribuo os materiais novamente e peço a cada criança que conte uma parte da história com o objeto que pegou: “Daí o Pete Pan voou, voou assim ó. Ele cantava uma música. Todo mundo junto...” “O cocodinho fazia tic tac, tic tac , daí o Capitão Gancho tinha medo né prof.?” “ As sereias moram no mar. Lá no mar tem  concha. E na concha também tem o mar. Né prof?”  
Fim da história: Vamos todos brincar no pátio de Peter Pan. Eu quero ser a Sininho e por isso coloco o pó de pirlimpimpim em cada um, antes de saírem voando. Lá fora, a Terra do Nunca nos espera...


                          "Pensamentos felizes fazem a gente voar." Peter Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário